TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO: UMA ANÁLISE DETALHADA ATRAVÉS DE REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3848Palavras-chave:
Traumatismos Cranioencefálico, Urgência e Emergência, Causas de TCEResumo
INTRODUÇÃO: O traumatismo cranioencefálico vem sendo motivo de grande discussão atualmente, pois esse problema de saúde afeta, principalmente, a faixa etária ativa da população. OBJETIVO: Identificar o perfil clínico e epidemiológico das ocorrências de traumatismo cranioencefálico: uma revisão sistemática. MÉTODO: Trata-se de uma revisão sistemática nos motores de busca National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pelos descritores Cranioencephalic Trauma AND Urgency AND Emergency AND Causes AND TBI. Para a seleção dos artigos foram incluídos aqueles que seguiam os critérios: (1) população do estudo com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico, (2) população da amostra ≥ de 18 anos. (3) aqueles que estudaram mortalidade, incidência de internação e/ou fatores associados à patologia em questão. RESULTADOS: 159 artigos foram encontrados realizados em diversos países, após a filtragem por leitura de títulos, selecionou-se 67 artigos para leitura do resumo. Nesta etapa, foram excluídos por não terem relação direta com traumatismo cranioencefálico (n=30), por conter outra doença associada (n=18), e estudo feito somente em idosos (n=1). Ao final da coleta foram selecionados 18 artigos. CONCLUSÃO: O Traumatismo Crânio Encefálico (TCE) é comum em homens jovens com idades entre 15 e 40 anos, sendo as causas mais frequentes em acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e quedas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.