PERSPECTIVAS TERAPÊUTICAS NO TRATAMENTO DA COVID-19 NO BRASIL E NO MUNDO
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3734Palavras-chave:
COVID-19, Sars-CoV-2, Terapêutica, EpidemiologiaResumo
Introdução: Os coronavírus são um grupo de vírus de RNA que pertencem à família Coronaviridae amplamente distribuídos em humanos e outros mamíferos. Causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como pneumonia. Atualmente, está atingindo de forma grave mundo todo, sem ainda terem achado uma cura definitiva. Objetivo: avaliar a segurança das drogas que estão sendo desenvolvidas e testadas no tratamento ao COVID-19 no Brasil e no Mundo. Metodologia: Uma revisão da literatura foi realizada do segundo semestre de 2019 e primeiro semestre de 2020 para identificar o tratamento com fármacos e outras variáveis utilizadas que os pesquisadores do Brasil e do mundo estão testando na população com a intenção de combater o vírus do COVID-19. 14 estudos examinaram intervenções medicamentosas testadas em pacientes que foram infectados pelo vírus em vários locais do mundo. Resultados e discussão: De acordo com as evidências atuais, sugerimos a continuação dos experimentos farmacológicos, evidenciando a cloroquina, hidroxicloroquina a Lopinavir/Ritonavir e o Plasma convalescente como possíveis indicadores para o surgimento de um tratamento definitivo e eficaz ao combate do vírus. Também, foi demonstrado sucesso em outros procedimentos, apesar que em alguns indicadores não se recomenda de acordo de como se encontra o estado de saúde do paciente. Conclusão: As respostas positivas dos pacientes estão variando de caso a caso nesses tratamentos, mas todos obterão resposta em comum, que são a diminuição do tempo de contágio, que nos traz uma perspectiva boa para criar um tratamento eficaz a definitivo para a cura desta enfermidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.