IMPACTO DA PANDEMIA DA COVID-19 NOS CASOS DE DESNUTRIÇÃO EM CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS: REVISÃO DE ESCOPO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22088Palavras-chave:
Desnutrição Infantil, Covid-19, SARS-CoV-2Resumo
INTRODUÇÃO: A desnutrição relaciona-se a um desequilíbrio na ingestão de nutrientes. Na criança pode ocasionar nanismo, baixo peso, deficiência de micronutrientes, emagrecimento e a morte. Durante a Pandemia da Covid-19, houve aumento das desigualdades sociais, agravando as disparidades econômicas, fazendo com que muitas crianças não tivessem acesso ao alimento, aumentando os casos de desnutrição infantil no mundo. OBJETIVO: Analisar as evidências científicas acerca do impacto da Pandemia da Covid - 19 na desnutrição infantil em crianças de 0 a 12 anos. MÉTODO: Revisão de escopo, realizada no período de agosto a dezembro de 2022, baseada no método proposto pelo Joana Briggs Institute. A revisão foi realizada em nove etapas, com a pergunta norteadora: “Qual o impacto da pandemia da COVID-19 nos casos de desnutrição infantil no mundo?”. Analisaram-se artigos das bases de dados: PUBMED, CINAHL, WEB OF SCIENCE e SCOPUS. RESULTADOS: Dos 1704 artigos selecionados, foram mantidos dez artigos após aplicação dos critérios de elegibilidade e exclusão dos duplicados. As datas de publicação variaram de 2020 a 2022; publicados no Canadá, Israel, África, Sudão, Turquia, Indonésia, Sri Lanka, Bangladesh, Tailândia e Paquistão. Com relação às idades das crianças, variou de 0 a 12 anos. Evidenciou-se um aumento da desnutrição durante a Pandemia. DISCUSSÃO: As evidências encontradas através deste estudo ressaltaram as principais causas da desnutrição durante a Pandemia. CONCLUSÃO: Percebe-se que, por meio dos estudos, houve um aumento dos casos de desnutrição infantil no mundo durante a Pandemia do SARS-CoV-2. Tal situação ocorre por diversos fatores, dentre eles está a insegurança alimentar, o fechamento das escolas e o aumento das disparidades socioeconômicas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.