PANDEMIA DE COVID-19 E A SOBRECARGA DO CUIDADO EM FAMILIARES DE CRIANÇAS AUTISTAS:
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4594Palavras-chave:
Transtorno do espectro autista, Cuidador familiar, Fardo do cuidador, Pandemia por COVID-19Resumo
Objetivou-se identificar na literatura as repercussões da sobrecarga do cuidado em familiares de crianças com autismo durante a pandemia de COVID-19. Optou-se pela metodologia de revisão integrativa da literatura, com busca de artigos nas bases de dados Pubmed, Web of Science e Scopus. Com critérios previamente definidos, analisamos 22 artigos publicados entre 2020 e 2023, caracterizando-os quanto ao nível de evidência e principais achados. Os resultados revelaram altos níveis de estresse, ansiedade e depressão entre os familiares de crianças com autismo. As mudanças repentinas na rotina das crianças desencadearam comportamentos inesperados, além da perda de habilidades anteriormente adquiridas. O isolamento social provocado pela pandemia levou ao fechamento de escolas e clínicas de apoio multidisciplinar. A ausência desses serviços impactou o cotidiano das famílias, que precisaram assumir papéis de educadores e terapeutas. As principais estratégias de enfrentamento dos familiares incluíram a busca por conexões virtuais, cuidados pessoais e a elaboração de uma nova rotina. É evidente a necessidade de desenvolver mais pesquisas nessa área, especialmente para identificar estratégias de suporte à saúde mental de familiares de crianças com transtornos de desenvolvimento no período pós-pandêmico e em situações de calamidade pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.