PANDEMIA DE COVID-19 E A SOBRECARGA DO CUIDADO EM FAMILIARES DE CRIANÇAS AUTISTAS:

REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4594

Palavras-chave:

Transtorno do espectro autista, Cuidador familiar, Fardo do cuidador, Pandemia por COVID-19

Resumo

Objetivou-se identificar na literatura as repercussões da sobrecarga do cuidado em familiares de crianças com autismo durante a pandemia de COVID-19. Optou-se pela metodologia de revisão integrativa da literatura, com busca de artigos nas bases de dados Pubmed, Web of Science e Scopus. Com critérios previamente definidos, analisamos 22 artigos publicados entre 2020 e 2023, caracterizando-os quanto ao nível de evidência e principais achados. Os resultados revelaram altos níveis de estresse, ansiedade e depressão entre os familiares de crianças com autismo. As mudanças repentinas na rotina das crianças desencadearam comportamentos inesperados, além da perda de habilidades anteriormente adquiridas. O isolamento social provocado pela pandemia levou ao fechamento de escolas e clínicas de apoio multidisciplinar. A ausência desses serviços impactou o cotidiano das famílias, que precisaram assumir papéis de educadores e terapeutas. As principais estratégias de enfrentamento dos familiares incluíram a busca por conexões virtuais, cuidados pessoais e a elaboração de uma nova rotina. É evidente a necessidade de desenvolver mais pesquisas nessa área, especialmente para identificar estratégias de suporte à saúde mental de familiares de crianças com transtornos de desenvolvimento no período pós-pandêmico e em situações de calamidade pública.

Biografia do Autor

Anderson Andrade de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Maurício De Nassau De Fortaleza – UNINASSAU (2019). Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual do Ceará – UECE (2020).  Possui especialização em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará – UECE.

Isabel Regiane Cardoso do Nascimento

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Cancerologia na modalidade de Residência Multiprofissional em Saúde pela Escola de Saúde Pública do Ceará em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará. Especialista em Psicologia da Saúde pelo CRP-CE 11ª Região. Especialista em Gestão em Saúde pela UECE. Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Stella Maris. Psicóloga pela Universidade Católica Rainha do Sertão - FCRS.

Downloads

Publicado

03.09.2025

Como Citar

Andrade de Almeida, A., & Cardoso do Nascimento , I. R. (2025). PANDEMIA DE COVID-19 E A SOBRECARGA DO CUIDADO EM FAMILIARES DE CRIANÇAS AUTISTAS:: REVISÃO INTEGRATIVA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 6(3), 71–85. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4594

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.