ANÁLISE DO NÚMERO DE MAMOGRAFIAS REALIZADAS DE 2017 A 2022 NO BRASIL POR UNIDADE FEDERATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20829Palavras-chave:
Mamografia, Covid-19, EpidemiologiaResumo
INTRODUÇÃO: A mamografia é um exame de radiografia do tecido mamário capaz de identificarlesões nas mamas. É indicada para o rastreamento de neoplasias mamárias em mulheres com idade superior aos 40 anos. A pandemia da COVID-19, no entanto, trouxe desafios e adaptações para a área da saúde, como restrições político-sanitárias. Esse fato prejudicou a população no rastreamento, diagnóstico, tratamento e prevenção de patologias. OBJETIVO: Analisar o comportamento dos dados sobre a realização de mamografias no período pandêmico, comparando-o com números do período pré-pandêmico, considerando os anos de 2017 a 2022. MÉTODOS: Estudo epidemiológicodescritivo transversal de abordagem quantitativa realizado por meio da coleta de dados de domínio público disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde(DATASUS), por meio do Sistema de Informações de Câncer(SISCAN). Os casos foram analisados considerando todas as Unidades Federativas do país, como também levou em consideração todas as etnias, nível deescolaridade, renda e idade igual ou superior a 40 anos. As informações foram apresentados por anode atendimento e unidade da federação. RESULTADOS: Houve aumento no número de mamografias realizadas no período analisado, com um crescimento de 25% nos exames realizados em 2022 em comparação a 2017. No entanto, essa tendência não foi uniforme em todos os estados, com 07 unidades da federação apresentando declive nos registros. Há, ainda, uma queda nos dados de 2020, ano em que foi declarada a pandemia pela COVID-19. CONCLUSÃO: É notável o impacto que o período pandêmico trouxe ao rastreamento de neoplasias mamárias. A considerável queda na realização de mamografias no primeiro ano da pandemia expressa possível relação entre o quadro pandêmico e o declive no número de exames. Nesse contexto, espera-se um atraso no diagnóstico deneoplasias mamárias nos próximos anos, sendo necessário que medidas preventivas sejam realizadaspara que os danos sejam amenizados
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.