DO PÉ DIABÉTICO À AMPUTAÇÃO
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20844Palavras-chave:
Pé Diabético, Diabetes Mellitus, AmputaçõesResumo
INTRODUÇÃO:O diabetes é uma doença que resulta de uma resposta autoimune que danifica as células produtoras de insulina ou descompensação da glicose devido à resistência tecidual à insulina. A falta de controle glicêmico pode representar um grande perigo para os diabéticos. Aumenta o risco de sepse e neuropatia, impede a cicatrização e agrava as úlceras do pé diabético. OBJETIVO: Fazer uma análise na literatura científica sobre os riscos de amputação em pé diabético nos últimos dez anos (2013-2023). MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura e as buscas foram realizadas nas bases de dados SCIELO, WEB OF SCIENCE e Revista Eletrônica Acervo em Saúde. Para análise, foram selecionados 14 artigos listando as principais condições de pé diabético, risco de amputação, neuropatia e ulcera publicados entre 2013 e 2023. RESULTADOS: O número de pessoas diagnosticadas com Diabetes Mellitus (DM) tem aumentado rapidamente, tornando-se um importante problema de saúde pública. É, portanto, de interesse buscar pesquisas sobre o pé diabético, doença de grande importância na deterioração do estado de saúde das pessoas com diabetes, cujas diversas doenças vasculares periféricas obrigam à amputação em casos graves e não raros. nas extremidades inferiores. CONCLUSÃO: Avaliação criteriosa do pé diabético, glicemia, consideração de possíveis comorbidades e equipe multidisciplinar que acompanha pacientes com ulceração são necessários para evitar possíveis amputações e devem ser mantidos pelo paciente como medida preventiva.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.