RELAÇÃO ENTRE CONSUMO ALIMENTAR E PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA COM O DESENVOLVIMENTO DE DIABETES MELLITUS TIPO II
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21972Palavras-chave:
Consumo Alimentar, Atividade Física, Diabetes Mellitus tipo 2Resumo
INTRODUÇÃO: O Diabetes Mellitus (DM), é um distúrbio metabólico caracterizado por hiperglicemia persistente, posteriormente levando a deficiência na produção de insulina ou na sua funcionalidade, ou em ambos os mecanismos. O DM tipo 2 é uma Doença Crônica Não Transmissível (DCNT) que caracteriza-se como uma hiperglicemia moderada, em torno de 150mg/dl, geralmente associada à desordens metabólicas. OBJETIVO: O objetivo do presente estudo foi investigar a relação entre consumo alimentar e prática de atividade física com o desenvolvimento de diabetes mellitus tipo 2. MÉTODOS: Refere-se a uma revisão integrativa, elaborada através das bases de dados Scielo e Pubmed, com a utilização dos descritores (DeSC/MeSH): “consumo alimentar”, “atividade física” e “Diabetes Mellitus tipo 2”. Foram inclusos artigos publicados nos anos de 2017 a 2020, nos idiomas português e inglês, com texto completo disponível. Selecionou-se 7 artigos científicos para construção do estudo. RESULTADOS: Evidencia-se que o sedentarismo, sobrepeso e hábitos alimentares adquiridos anteriormente são frequentes nos indivíduos estudados e possuem grande impacto em tal quadro. E que portanto, o profissional de nutrição tem grande importância na prevenção e tratamento dessa patologia. Ademais, confirma-se que a alimentação saudável e a prática de atividade física tem impacto positivo na qualidade de vida dos indivíduos com Diabetes Mellitus. CONCLUSÃO: A alimentação saudável tem grande influência na prevenção e no tratamento de doenças, enquanto que a prática de atividade física melhora o controle glicêmico e proporciona bem estar do indivíduo. Dado exposto, é notório que o consumo alimentar saudável, bem como a prática de atividade física melhoram a qualidade de vida de indivíduos com Diabetes Mellitus.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.