PERFIL ANTROPOMÉTRICO E CONSUMO ALIMENTAR DE PRÉ-ESCOLARES USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE DO MUNICÍPIO DE MACAÉ
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4660Palavras-chave:
Avaliação Antropométrica, Hábitos Alimentares, Pré-escolar, Vigilância Alimentar e Nutricional, Atenção Primária à SaúdeResumo
Objetivo: descrever o perfil antropométrico e consumo alimentar de pré-escolares usuários da Atenção Primária à Saúde do município de Macaé. Métodos: Realizou-se um estudo descritivo, quantitativo e de base secundária, utilizando registros de crianças de dois a quatro anos disponibilizados no acesso público do Sisvan WEB, em 2019. Resultados: Foram analisados 1.514 registros, dos quais 96,9% (n=1.467) foram de antropometria e 3,1% (n=47) de consumo alimentar. Segundo o IMC por idade, 14,7% das meninas apresentaram risco de sobrepeso, sobrepeso (5,5%), obesidade (3,8%). Dos meninos, 19,5% apresentaram risco de sobrepeso, obesidade (6,7%), sobrepeso (4,2%). A proporção de indicadores de alimentação não saudável foi elevada, com crianças consumindo bebidas adoçadas (59,6%); macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote ou biscoitos salgados (32,0%) e de biscoitos recheados, doces e guloseimas (44,7%). Conclusões: O risco de sobrepeso e excesso de peso, assim como o consumo de ultraprocessados, apresentou-se elevado, indicando uma alimentação não saudável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.