EFEITOS DO LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE NA SAÚDE CARDIOVASCULAR DO TRABALHADOR ADMINISTRATIVO-OPERACIONAL DO HOSPITAL DE MANGABEIRA EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA - BRASIL, EM 2022
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4198Palavras-chave:
Letramento em Saúde, Saúde do trabalhador, Vigilância em saúde pública, Promoção da saúde, Doenças cardiovascularesResumo
Introdução: As doenças cardiovasculares precarizam a saúde do trabalhador. O Letramento em Saúde prejudica a autonomia do indivíduo e os cuidados de promoção a Saúde. Objetivo: O estudo investigou a saúde cardiovascular dos trabalhadores administrativo-operacionais do Hospital de Mangabeira em João Pessoa, entre os diferentes níveis de letramento funcional em Saúde. Material e métodos: Realizou-se uma pesquisa quantitativa, descritiva, transversal, com amostra aleatória simples de 52 trabalhadores operacionais administrativos do Hospital de Mangabeira, em 2023. O instrumento de letramento em Saúde aplicado foi o SAHLPA-18. Resultados: Mais da metade da amostra apresentou letramento em Saúde inadequado. Hipertensão arterial sistêmica foi a enfermidade mais frequente. O grau de escolaridade foi uma variável com significância para o grau de letramento em Saúde. Para os graus de letramento em Saúde, não houve diferenças entre gênero, sedentarismo, tabagismo, comorbidades, percepção pessoal de saúde, aptidão ao teste ergométrico computadorizado. Conclusão: As comorbidades mais prevalentes foram hipertensão arterial sistêmica, sofrimento psíquico e dislipidemia. Obesidade foi frequentemente encontrada no grupo com letramento em Saúde inadequado. O ambiente de trabalho não propiciou melhores níveis de letramento em Saúde. O letramento em Saúde é indicador prático, de baixo custo para nortear o programa de saúde do trabalhador e a educação permanente em Saúde dentro dos serviços de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.