RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA POPULAÇÃO EM GERAL COM ENFÂSE NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE

Autores

  • PATRICIA FREIRES DE ALMEIDA UNIPLAN
  • Isabelle Savana Freires de Sousa
  • Kiev Henriques de Oliveira
  • Úrsula Érika Ribeiro Nunes
  • Josivânia Andrelino da Silva Sousa
  • Maria Clarissa Gil de Medeiros Brandão

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4316

Palavras-chave:

Educação em saúde, Parada cardiorrespiratória, Enfermagem

Resumo

É fato que a probabilidade de uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR), em ambiente extra hospitalar, ter seu primeiro atendimento por socorrista leigo é muito maior que por um profissional de saúde qualificado. A parada cardiorrespiratória súbita é a principal causa de morte no mundo, qualquer indivíduo pode se deparar com esta situação e mudar, de fato, o destino da vítima. Um problema muito comum na comunidade é a dificuldade em reconhecer os sintomas correspondentes a um evento trágico como a PCR, levando à demora nas ações em reanimação cardiopulmonar, desta maneira, promovendo sequelas neurológicas graves e antecipando o fim da vida, o que provocou o seguinte questionamento: Qual a relevância da educação em saúde para população em geral com ênfase na parada cardiorrespiratória? O estudo, com abordagem qualitativa, descritiva, teve como campo observacional, Unidades Básicas de Saúde do município de Cacimbas, Estado da Paraiba, que apontou como objetivo geral, compreender a percepção dos profissionais de saúde acerca da educação em saúde com ênfase na parada cardiorrespiratória para leigos. O estudo, com abordagem qualitativa, descritiva, teve como campo observacional, Unidades Básicas de Saúde do município de Cacimbas, Estado da Paraiba. A amostra foi composta por 40 profissionais de saúde. Foram incluídos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde e que aceitaram participar da pesquisa. Foram excluídos, os profissionais que se recusam assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, se encontravam de férias, licença ou que estavam afastados por outra razão, no período da coleta. Para a coleta de dados foi previamente formulado um questionário, com perguntas subjetivas e objetivas acerca do tema proposto. Após a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética (CEP), sob parecer nº 5.602. Os dados analisados demonstraram a essencial importância do conhecimento básico acerca de parada cardiorrespiratória e manobras de ressuscitação cardiopulmonar. O treinamento do leigo para emergências como na parada cardiorrespiratória, nos mostrou a magnitude da contribuição para a sociedade, trazendo mais uma vez, o profissional de saúde para posição de destaque, uma vez que é detentor do conhecimento e da qualificação necessária para que a educação em saúde na comunidade se torne uma realidade. Para tanto, espera-se que o poder público invista em programas que estimule a multiplicação do saber e que valorize o profissional de saúde, oportunizando melhor qualidade de vida, tornando educação popular uma realidade cada vez mais perto de toda população.

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Publicado

2024-07-27

Como Citar

FREIRES DE ALMEIDA, P., Sousa, I. S. F. de, Oliveira, K. H. de, Nunes, Úrsula Érika R., Sousa, J. A. da S., & Brandão, M. C. G. de M. (2024). RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA POPULAÇÃO EM GERAL COM ENFÂSE NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE . Revista Multidisciplinar Em Saúde, 5(3), 71–79. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4316

Edição

Seção

Artigos Originais

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