RELEVÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA POPULAÇÃO EM GERAL COM ENFÂSE NA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA EM UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4316Palavras-chave:
Educação em saúde, Parada cardiorrespiratória, EnfermagemResumo
É fato que a probabilidade de uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR), em ambiente extra hospitalar, ter seu primeiro atendimento por socorrista leigo é muito maior que por um profissional de saúde qualificado. A parada cardiorrespiratória súbita é a principal causa de morte no mundo, qualquer indivíduo pode se deparar com esta situação e mudar, de fato, o destino da vítima. Um problema muito comum na comunidade é a dificuldade em reconhecer os sintomas correspondentes a um evento trágico como a PCR, levando à demora nas ações em reanimação cardiopulmonar, desta maneira, promovendo sequelas neurológicas graves e antecipando o fim da vida, o que provocou o seguinte questionamento: Qual a relevância da educação em saúde para população em geral com ênfase na parada cardiorrespiratória? O estudo, com abordagem qualitativa, descritiva, teve como campo observacional, Unidades Básicas de Saúde do município de Cacimbas, Estado da Paraiba, que apontou como objetivo geral, compreender a percepção dos profissionais de saúde acerca da educação em saúde com ênfase na parada cardiorrespiratória para leigos. O estudo, com abordagem qualitativa, descritiva, teve como campo observacional, Unidades Básicas de Saúde do município de Cacimbas, Estado da Paraiba. A amostra foi composta por 40 profissionais de saúde. Foram incluídos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde e que aceitaram participar da pesquisa. Foram excluídos, os profissionais que se recusam assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, se encontravam de férias, licença ou que estavam afastados por outra razão, no período da coleta. Para a coleta de dados foi previamente formulado um questionário, com perguntas subjetivas e objetivas acerca do tema proposto. Após a aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética (CEP), sob parecer nº 5.602. Os dados analisados demonstraram a essencial importância do conhecimento básico acerca de parada cardiorrespiratória e manobras de ressuscitação cardiopulmonar. O treinamento do leigo para emergências como na parada cardiorrespiratória, nos mostrou a magnitude da contribuição para a sociedade, trazendo mais uma vez, o profissional de saúde para posição de destaque, uma vez que é detentor do conhecimento e da qualificação necessária para que a educação em saúde na comunidade se torne uma realidade. Para tanto, espera-se que o poder público invista em programas que estimule a multiplicação do saber e que valorize o profissional de saúde, oportunizando melhor qualidade de vida, tornando educação popular uma realidade cada vez mais perto de toda população.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.