NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES NO ESTADO DO ACRE
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3860Palavras-chave:
Saúde, Educação Permanente, Políticas de SaúdeResumo
Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade, tendo como premissa, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar o processo de implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 coordenadores dos NEPS. Da análise resultaram duas categorias: Concepção sobre o NEPS e Implementação do NEPS. Resultados e discussão: permitiram identificar o perfil dos coordenadores e suas concepções sobre o Núcleo, bem como elucidar o processo de implementação mediante suas potencialidades e fragilidades, tais como a ausência de monitoramento e avaliação das atividades de EPS e a falta de qualificação para os profissionais que atuam na coordenação dos núcleos. Conclusão: Assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em EPS para os coordenadores, para fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no âmbito do estado e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.