NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES NO ESTADO DO ACRE

Autores

  • Taynana Soares Oliveira Fequis Departamento de Ensino e Pesquisa/Secretaria de Estado de Saúde do Acre
  • Sheila Saint-Clair da Silva Teodosio Departamento de Enfermagem/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Rosana Lúcia Alves de Vilar Núcleo de estudos em Saúde Coletiva/Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Jéssica Dantas de Sá Tinôco Departamento de Enfermagem/Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3860

Palavras-chave:

Saúde, Educação Permanente, Políticas de Saúde

Resumo

Introdução: A Educação Permanente em Saúde (EPS) é caracterizada pela prática de aprendizagem no serviço, trazendo a proposta de enfrentamento dos problemas da realidade, tendo como premissa, as necessidades de saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Analisar o processo de implementação dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Estado do Acre, suas fragilidades e potencialidades. Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório descritivo de natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 coordenadores dos NEPS. Da análise resultaram duas categorias: Concepção sobre o NEPS e Implementação do NEPS. Resultados e discussão: permitiram identificar o perfil dos coordenadores e suas concepções sobre o Núcleo, bem como elucidar o processo de implementação mediante suas potencialidades e fragilidades, tais como a ausência de monitoramento e avaliação das atividades de EPS e a falta de qualificação para os profissionais que atuam na coordenação dos núcleos. Conclusão: Assim, sugere-se a realização de um curso de atualização em EPS para os coordenadores, para fortalecer o processo de implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) no âmbito do estado e contribuir para a política de expansão desses núcleos para unidades do interior do estado.

Downloads

Publicado

2023-08-21

Como Citar

Fequis, T. S. O. ., Teodosio, S. S.-C. da S. ., Vilar, R. L. A. de . ., & Tinôco, J. D. de S. . (2023). NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: ANÁLISE DAS FRAGILIDADES E POTENCIALIDADES NO ESTADO DO ACRE. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 87–100. https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3860

Edição

Seção

Artigos Originais