VIVÊNCIA ACADÊMICA NO AMBULATÓRIO DE EDUCAÇÃO SEXUAL E ENFERMAGEM GINECOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Gyrlany Alves Pereira
  • Elaine Cristina Sá de Almeida
  • Isabel Nana Kacupula de Almeida
  • Josemberg Pereira Amaro
  • Leilane Barbosa de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/21821

Palavras-chave:

Ginecologia, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Padrões de Prática em Enfermagem

Resumo

INTRODUÇÃO: A atuação do enfermeiro frente à promoção da saúde sexual requer preparação direcionada, desde o âmbito acadêmico, para as variadas demandas apresentadas por populações diversas. OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos em um ambulatório de educação sexual e enfermagem ginecológica. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência descritivo de abordagem qualitativa. Estudo esse realizado em aulas práticas da disciplina de Processo de Cuidar da Saúde Sexual e Reprodutiva. A experiência foi vivenciada no Ambulatório de Educação Sexual e Enfermagem Ginecológica do Centro de Atenção Integral à Saúde, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, em Redenção-Ce. A experiência foi vivenciada em quatro encontros, nos quais foram atendidas 20 pacientes. RESULTADOS: As atividades foram desenvolvidas pelos acadêmicos seguindo a dinâmica de recepção, acolhimento e consulta de enfermagem. Na recepção, o paciente, previamente agendado, prosseguia com a confirmação de dados pessoais e abertura de prontuário. Em seguida, era acolhido em sala privativa para escuta qualificada e verificação de sinais vitais e medidas antropométricas. Neste processo, as foi estabelecido vínculo entre o paciente e o acadêmico responsável por sua consulta juntamente com a enfermeira docente. Os pacientes acolhidos seguiam para a sala de espera, onde os acadêmicos implementaram ação de educação em saúde sobre saúde sexual. Posteriormente, cada paciente era encaminhado ao consultório. A Educação em Saúde concedeu momentos que foram além do plano inicial, destacando que é possível fazer um processo de aprendizagem e interação social com vários métodos de baixo custo, capazes de explorar inúmeras vivências para as acadêmicas. CONCLUSÃO: O ambulatório de educação sexual e enfermagem ginecológica é um setor que contribui para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias para a formação do graduando em enfermagem

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Pereira, . G. A., Almeida, E. C. S. de, Almeida, I. N. K. de, Amaro, J. P. ., & Sousa, L. B. de . (2023). VIVÊNCIA ACADÊMICA NO AMBULATÓRIO DE EDUCAÇÃO SEXUAL E ENFERMAGEM GINECOLÓGICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 590–596. https://doi.org/10.51161/conais2023/21821

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)