EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE ENQUANTO POLÍTICA SOCIAL EMPREGADA NO COMBATE A DESINFORMAÇÃO RELACIONADA A IMUNIZAÇÃO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4469Palavras-chave:
Desinformação, Hesitação Vacinal, Fake News, Covid-19, Educação em SaúdeResumo
Objetivo: demonstrar a importância da educação popular no combate as fake news relacionadas a imunização pela Covid-19. Metodologia: estudo de revisão rápida, com delineamento qualitativo exploratório, realizado entre junho a julho de 2023. As bases de análise foram a Cochraner Library, Pubmed, McMaster University, PIE e Epistemonikos. As evidências foram exportadas e analisadas pelo gerenciador Rayyan QCRI. Os artigos foram analisados de acordo com título, autores, objetivos, tipo de estudo, métodos, desfechos encontrados, intervenções, conclusões e limitações do estudo. A qualidade metodológica dos artigos incluídos foi avaliada pelo software online robvis. Resultados: foram compilados 252 artigos, sendo 110 excluídos na etapa da pré seleção, Na sequência, 142 trabalhos foram analisados em duplicidade por título e resumo, tendo 127 exclusões por imcompatibilidade com a pergunta de pesquisa. Na etapa posterior, 17 artigos foram lidos em sua integralidade, sendo incluídos na análise final dois estudos. Conclusão: os artigos selecionados se apresentaram como de baixa qualidade. Embora o tema proposto seja recente, foi possível elencar publicações na literatura que embasam e reforçam a relevância da educação popular em saúde no âmbito social e comunitário.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.