Enfermagem e as Políticas Públicas no Parto Humanizado do Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4305Palavras-chave:
Parto Humanizado, Saúde Materno Infantil, Políticas públicas de Saúde, Enfermagem Obstétrica, Humanização da AssistênciaResumo
Introdução: As políticas públicas de saúde representam um marco nacional a partir da criação do Sistema Único de Saúde. A humanização do atendimento em todos os ciclos de vida, incluindo a assistência pré-natal e do parto é um dos pontos centrais do SUS. Objetivo Geral: analisar as políticas públicas do parto humanizado e a importância do profissional enfermeiro frente a esta política. Metodologia: estudo epidemiológico de cunho bibliográfico, qualitativo-exploratório, realizado a partir de pesquisas de bases de dados oficiais. Resultados e Discussão: Dos 26 documentos analisados, houve um consenso que a política nacional do parto humanizado é estruturalmente fundamental na garantia dos direitos da mãe e da criança, e que o profissional enfermeiro (a) é parte fundamental na garantia de uma assistência holística de qualidade, com foco técnico, humano e de respeito a dignidade humana. Destes 26 documentos, 21 foram artigos que foram contundentes em suas percepções da relevância do profissional de enfermagem no parto humanizado. Conclusão: A qualidade da assistência no parto humanizado pela equipe de enfermagem associado com a solidez das políticas públicas de assistência integral a saúde da mulher e da criança é um direito e deve ser respaldado pelo Sistema Único de Saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.