REVISÃO INTEGRATIVA DE LITERATURA SOBRE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM À MULHER NO CLIMATÉRIO
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4185Palavras-chave:
Climatério, Saúde da Mulher, Assistência de EnfermagemResumo
Introdução: O climatério é definido como uma fase biológica e não como um estado patológico. É o período de transição entre a fase reprodutiva e não reprodutiva. O climatério pode desencadear vários sintomas prejudicando a qualidade de vida da mulher nessa fase. Objetivo: identificar, com base na literatura, como se dá a assistência de enfermagem para as mulheres que se encontram no período do climatério. Método: Trata-se de estudo de revisão integrativa de literatura realizado no mês de setembro de 2020 nas seguintes bases de dados: Banco de Dados em Enfermagem, Scientific Electronic Library Online e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde. A busca ocorreu no mês de setembro de 2020 e para a seleção dos artigos, utilizaram-se os seguintes descritores: “climatério”, “saúde da mulher” e “assistência de enfermagem”. 9 artigos compuseram a amostra final. Resultados: Evidenciou-se que a assistência de enfermagem no contexto climatérico é ampla, necessitando de um atendimento sistemático, que evidencie os aspectos psíquicos, sociais e físicos da mulher, focando em estratégias de promoção à saúde e de autocuidado. Considerações finais: A assistência de enfermagem em atividades de promoção, de proteção e de recuperação da saúde nas mulheres climatéricas, culmina em potenciais alterações significativas na saúde, resultando em melhoria da qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.