O IMPACTO DA SAÚDE MENTAL NO CICLO GRAVÍDICO-PUERPERAL
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20635Palavras-chave:
Saúde Menta, Gestantes, Período Pós-PartoResumo
INTRODUÇÃO: O ciclo gravídico-puerperal é um fenômeno fisiológico que acarreta em modificações em vários órgãos e sistemas da mulher, alterando na saúde e no seu bem-estar, de forma que pode influenciar no seu psiquismo e o seu papel sociofamiliar. Considerado de alto risco para o desenvolvimento de depressão e ansiedade devido às transformações em nível hormonal, físico e emocional vivenciadas pela mulher. OBJETIVO: compreender acerca da saúde mental materna durante o período da gravidez e puerpério. MÉTODOS: Trata-se de um estudo de revisão integrativa, no qual foram abordados temas relacionados a saúde mental da mulher no ciclo gravídico-puerperal o transtorno mental em gestantes. Utilizou-se as bases eletrônicas Biblioteca Virtual da saúde (BVS), Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), com os seguintes descritores: ciclo gravídico-puerperal; mulher; saúde mental. RESULTADOS: Foram escolhidos 08 periódicos que indicaram que o período gravídico-puerperal é uma fase de muitas transformações e desafios que afetam em sua integridade biopsicosocioespiritual a mulher. Além disso, surge uma nova responsabilidade, visto que um bebe exige mais atenção do que o normal, assim existem uma multiplicidade de fatores que acarretam em risco para o adoecimento mental da mulher nesse período. CONCLUSÃO: Conclui-se que o impacto a saúde mental da mulher pode ser evitado pela rede de apoio, incluindo os amigos e familiares, assim como a equipe multidisciplinar, que além do acompanhamento psicológico, pode ofertar a mulher uma assistência com um plano de cuidados.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.