COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE APRENDIZADO DE MÁQUINA PARA O SISTEMA DE APOIO A DECISÃO PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20895Palavras-chave:
Enfermagem baseada em evidencias, Aprendizado de máquina, Unidade de terapia intensivaResumo
INTRODUÇÃO: Com a intenção de auxiliar na tomada de decisão de qual modelo ou estratégia seja mais apropriada neste caso, que seja melhor para o profissional. OBJETIVO: A presente pesquisa teve como objetivo testar os métodos supervisionados de aprendizado de máquina para escolha do que apresentar um melhor resultado. MÉTODOS: O estudo foi realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizada no município de João Pessoa, Paraíba. A base de dados utilizada nesse estudo foi do trabalho intitulado "Sistema de apoio à decisão para a prática baseada em evidências em unidade de terapia intensiva". RESULTADOS: Para realização dos testes no R com o pacote Fuzzy Class usando os métodos Naive Bayes e o Fuzzy Naive Bayes, estes métodos foram rodados aproximadamente 10 vezes. CONCLUSÃO: Com esse estudo, foi possível identificar o modelo de decisão a partir dos testes realizados, com os métodos supervisionados do FuzzyClass, usando o Naive Bayes e Fuzzy Naive Bayes permaneceram com os melhores resultados chegando a um Kappa de 1 (quase perfeito), em ambos os métodos usando a mesma decisão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.