REFLEXÕES SOBRE A INTERFACE ENTRE PSICOLOGIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20955Palavras-chave:
Promoção da Saúde, Psicologia, Saúde PúblicaResumo
INTRODUÇÃO: A psicologia é uma ciência e profissão que, por algum tempo, esteve focalizada nos atendimentos clínicos individuais e particulares. Entretanto, com o surgimento de novas formas de abordar o processo saúde-doença, verificou-se a importância de promover saúde e não apenas preservá-la. OBJETIVO: o presente trabalho tem como objetivo refletir possibilidades de atuação da psicologia no campo da promoção à saúde, a partir da vivência de um processo de territorialização em saúde e contribuir para o avanço da temática no campo teórico como prático. MÉTODOS: Tratase de um relato de experiência a partir da vivência do processo de territorialização no mês de março de 2023 da Residência Multiprofissional em Saúde Mental e em Saúde da Família de Sobral (CE). RESULTADOS: Foi possível identificar que as ações de educação em saúde ganham destaque e podem ser desenvolvidas no sentido de fornecer informações sobre hábitos saudáveis e benéficos à saúde mental, além de sempre pensar temas que são de interesse da população. DISCUSSÃO: Nesse sentido, o trabalho da psicologia quando se fala em promoção da saúde, foca no desenvolvimento da autonomia, autoconhecimento, habilidades de enfrentamento, autocuidado e educação em saúde CONCLUSÃO: Por fim, destaca-se que o diálogo da psicologia com a promoção da saúde parte do princípio de considerar a subjetividade de cada usuário, seu contexto e processos de saúde-doença, e assim investir na corresponsabilização do cuidado, autonomia e bem-estar da população. Além disso, partindo do conceito de saúde ampliada, a equipe interprofissional é indispensável para o cuidado integral. Por fim, destaca-se a necessidade de investir nas ações intersetoriais, esclarecer o papel da psicologia nos espaços de saúde pública, bem como a inserção desses profissionais em espaços coletivos de modo a desconstruir um fazer centralizado na clínica individual.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.