EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE ESTILO DE VIDA PARA PESSOAS COM DOENÇAS CARDIOMETABÓLICAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21351Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Doenças metabólicas, Doenças cardiovascularesResumo
Introdução: As doenças cardiometabólicas (DCM) representam agrupamento de distúrbios fisiológicos, composto por doenças crônicas não transmissíveis como a obesidade, dislipidemia, Hipertensão Arterial Sistêmica e Diabetes Mellitus. Essas doenças são consideradas a principal causa de morbimortalidade em todo o mundo, sendo possível seu controle a partir de estratégias clínicas e educativas para obtenção de estilo de vida saudável. Objetivo: Descrever a experiência de educação em saúde sobre estilo de vida voltada para pessoas com doenças cardiometabólicas. Métodos: Trata-se de estudo qualitativo e descritivo do tipo relato de experiência, realizado em unidade básica de saúde no município de Redenção-CE, em março de 2023. O público-alvo foram pessoas com doenças cardiometabólicas com idade acima de 18 anos. A coleta de dados foi dividida em dois momentos: aplicação dos instrumentos e intervenção educativa. O momento educativo foi mediado por álbum seriado sobre a temática e teve duração, em média, de 40 minutos e contou com participação de 26 adultos com faixa etária de 30 a 67 anos. Resultados: Foi evidenciado o interesse dos participantes na aplicação da intervenção educativa, trouxeram dúvidas, sugestões, e compartilhamentos de suas vivências pessoais. Além disso, houve um relato grupal satisfatório em relação à aplicação do álbum seriado, pela sua facilidade de utilização e compreensão. Conclusão: A aplicação de intervenção educativa mediada por álbum seriado para promoção da qualidade de vida de pacientes com doenças cardiometabólica configura-se como instrumento de inovação tecnológica no âmbito da educação em saúde, capaz de proporcionar o desempenho longitudinal de comportamentos melhorados a manutenção da saúde devido à otimização das informações contidas neste dispositivo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.