DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES ESCOLARES
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20861Palavras-chave:
Adolescente, Tecnologia Educacional, Minorias Sexuais e de GêneroResumo
INTRODUÇÃO: Adolescentes e jovens LGBTI+ vivenciam contextos de violência, exclusão, discriminação e estigmatização, sobretudo no ambiente escolar, cujas situações, anseios e sentimentos negativos causam-lhes danos à saúde mental e qualidade de vida. Apresenta-se os resultados preliminares de pesquisa em desenvolvimento, com ênfase no público adolescente no contexto da diversidade sexual e de gênero sobre tecnologias educacionais em saúde. OBJETIVO: Construir uma tecnologia digital educacional sobre a diversidade sexual e de gênero para adolescentes escolares válida quanto ao conteúdo e a aparência. MÉTODOS: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas fases: a primeira, um estudo quantitativo e transversal visando identificar o conhecimento e as atitudes de adolescentes escolares sobre a diversidade sexual e de gênero e com eles, identificar a tecnologia a ser desenvolvida; e a segunda, desenvolvêla e validá-la quanto ao conteúdo e a aparência. RESULTADOS: Os resultados da primeira etapa permitiram a participação e inclusão dos adolescentes escolares na construção de uma tecnologia válida no contexto da diversidade sexual e de gênero. Na seleção dos tipos de tecnologia, a escolha do gibi educacional prevaleceu, sendo esta a tecnologia selecionada. O gibi, em desenvolvimento, revela uma história entre estudantes (sendo o personagem principal, a Diva, uma adolescente transexual), professora e enfermeiro, contextualizada com fundamentação técnico-científica, em linguagem simples e descontraída para favorecer a reflexão sobre o bullying LGBTIfóbico na escola (tema de escolha dos adolescentes). CONCLUSÃO: A construção e validação da versão final do gibi são imprescindíveis para que todas as suas funcionalidades possam ser plenamente utilizadas e os objetivos educacionais alcançados. Espera-se finalizar o desenvolvimento e validar uma tecnologia com qualidade, eficaz na disseminação de conhecimentos e que possa auxiliar na promoção da saúde dos adolescentes LGBTI+ e na redução do bullying LGBTIfóbico no ambiente escolar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.