DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES ESCOLARES

Autores

  • Mariana Mercês Mesquita Espíndola
  • Ednaldo Cavalcante de Araújo
  • Danilo Martins Roque Pereira
  • Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva
  • Thainara Torres de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20861

Palavras-chave:

Adolescente, Tecnologia Educacional, Minorias Sexuais e de Gênero

Resumo

INTRODUÇÃO: Adolescentes e jovens LGBTI+ vivenciam contextos de violência, exclusão, discriminação e estigmatização, sobretudo no ambiente escolar, cujas situações, anseios e sentimentos negativos causam-lhes danos à saúde mental e qualidade de vida. Apresenta-se os resultados preliminares de pesquisa em desenvolvimento, com ênfase no público adolescente no contexto da diversidade sexual e de gênero sobre tecnologias educacionais em saúde. OBJETIVO: Construir uma tecnologia digital educacional sobre a diversidade sexual e de gênero para adolescentes escolares válida quanto ao conteúdo e a aparência. MÉTODOS: Trata-se de um estudo metodológico, desenvolvido em duas fases: a primeira, um estudo quantitativo e transversal visando identificar o conhecimento e as atitudes de adolescentes escolares sobre a diversidade sexual e de gênero e com eles, identificar a tecnologia a ser desenvolvida; e a segunda, desenvolvêla e validá-la quanto ao conteúdo e a aparência. RESULTADOS: Os resultados da primeira etapa permitiram a participação e inclusão dos adolescentes escolares na construção de uma tecnologia válida no contexto da diversidade sexual e de gênero. Na seleção dos tipos de tecnologia, a escolha do gibi educacional prevaleceu, sendo esta a tecnologia selecionada. O gibi, em desenvolvimento, revela uma história entre estudantes (sendo o personagem principal, a Diva, uma adolescente transexual), professora e enfermeiro, contextualizada com fundamentação técnico-científica, em linguagem simples e descontraída para favorecer a reflexão sobre o bullying LGBTIfóbico na escola (tema de escolha dos adolescentes). CONCLUSÃO: A construção e validação da versão final do gibi são imprescindíveis para que todas as suas funcionalidades possam ser plenamente utilizadas e os objetivos educacionais alcançados. Espera-se finalizar o desenvolvimento e validar uma tecnologia com qualidade, eficaz na disseminação de conhecimentos e que possa auxiliar na promoção da saúde dos adolescentes LGBTI+ e na redução do bullying LGBTIfóbico no ambiente escolar.

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Publicado

22.09.2023

Como Citar

Espíndola, M. M. M., Araújo, E. C. de ., Pereira, D. M. R. ., Silva, A. T. C. S. G. da ., & Oliveira, T. T. de. (2023). DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO: TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA ADOLESCENTES ESCOLARES. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1175–1180. https://doi.org/10.51161/conais2023/20861

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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