DESENVOLVENDO JOGOS DE TABULEIRO MODERNOS PARA PROCESSOS EDUCACIONAIS NO SUS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20963Palavras-chave:
Jogo de tabuleiro, Educação em saúde, TecnologiaResumo
INTRODUÇÃO: Os jogos de tabuleiro representam uma mídia que reúne elementos verbais, visuais, sonoros, gestuais, além de regras e mecânicas que também carregam sentidos e emoções São, portanto, uma forma poderosa de conexão e comunicação, podendo ter um papel importante para educação em saúde. OBJETIVO: Este relato de experiência objetiva compartilhar o processo de elaboração de jogos de tabuleiro moderos para serem utilizados como tecnologia educacional no Sistema Único de Saúde. MÉTODOS: A partir da captação de fomento por meio de editais da universidade, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Comunidades Virtuais/UNEB vem desenvolvendo jogos, contando com uma equipe multiprofissional que inclui estudantes e professores. Durante o desenvolvimento, a equipe buscou fugir da mecânica de Quiz (perguntas e respostas) e apostar na retórica procedimental para que os jogos proporcionem uma aprendizagem significativa sem comprometer o componente de imersão, motivação e diversão. RESULTADOS: Foram desenvolvidos e testados 04 jogos: Imunizagame, sobre a organização de uma campanha vacinal; Guerreiros de Saludis- ataque ao Stress, sobre práticas saudáveis de autocuidado: Istar - uma batalha pela saúde, sobre educação sexual; e Odara, sobre acolhimento da população LBGTQIAPN+ nos serviços de saúde.CONCLUSÃO: Este projeto possui destacada relevância social por desenvolver tecnologias educacionais de maneira simples e com baixo custo para o Sistema Único de Saúde, que potencializarão o aprendizado e as práticas de autocuidado. Palavras-chave: Jogo de tabuleiro, Educação em saúde, Tecnologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.