RELAÇÕES E ATITUDES DE ADOLESCENTES ESCOLARES ÀS PESSOAS LGBTI+

UMA ABORDAGEM DA ESCALA ADAPTADA DE DISTÂNCIA SOCIAL DE BOGARDUS

Autores

  • Mariana Mercês Mesquita Espíndola
  • Ednaldo Cavalcante de Araújo
  • Danilo Martins Roque Pereira
  • Adrian Thaís Cardoso Santos Gomes da Silva
  • Thainara Torres de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20862

Palavras-chave:

Adolescente, Minorias Sexuais e de Gênero, Diversidade de Gênero

Resumo

INTRODUÇÃO: Considerando o enfoque das vulnerabilidades que perpassam os cenários que envolvem os adolescentes LGBTI+ que convivem rotineiramente com a discriminação social, o bullying, o estigma, o preconceito e as mais diversas formas de violência, apresentam-se os resultados preliminares de pesquisa em desenvolvimento, com ênfase no público adolescente no contexto da diversidade sexual e de gênero abordando o uso da escala de distância social de Bogardus adaptada para investigar as relações com pessoas LGBTI+. OBJETIVO: Investigar as relações e atitudes de adolescentes escolares com pessoas LGBTI+ por meio da escala adaptada de distância social de Bogardus. MÉTODOS: Tratase de um estudo quantitativo e transversal, caracterizado como a primeira etapa de um projeto de tese, que visou identificar os conhecimentos e as atitudes de adolescentes escolares sobre a diversidade sexual e de gênero e com isso verificar a predisposição de um indivíduo em estabelecer contatos sociais em distintos níveis de proximidades com pessoas LGBTI+, usando para isto, a Escala adaptada de distância social de Bogardus, utilizada como medida de critério para análise comportamental de preconceito. A amostra populacional do estudo foi de 120 adolescentes escolares com idade entre 15 a 17 anos. A coleta de dados foi realizada em junho e julho de 2022. RESULTADOS: Verificou-se um importante nível de aceitação acima de 90% em todos os grupos estudados. Entretanto, ao ponderar acuradamente e levar em consideração os grupos e os níveis de proximidade, observou-se que os níveis de aceitação como membro da família e como colega tiveram aceitação entre 92 e 95,8%, elevando-se esses valores quanto menor a proximidade. CONCLUSÃO: A escala de distância social de Bogardus adaptada para investigar as relações com pessoas LGBTI+ mostrou-se adequada para atingir o objetivo proposto. Os resultados desvelaram atitudes de preconceito, materializada nas relações quanto ao tipo de proximidade com pessoas LGBTI+.

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Publicado

2023-09-22

Como Citar

Espíndola, M. M. M. ., Araújo, E. C. de ., Pereira, D. M. R. ., Silva, A. T. C. S. G. da ., & Oliveira, T. T. de . (2023). RELAÇÕES E ATITUDES DE ADOLESCENTES ESCOLARES ÀS PESSOAS LGBTI+ : UMA ABORDAGEM DA ESCALA ADAPTADA DE DISTÂNCIA SOCIAL DE BOGARDUS. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1162–1167. https://doi.org/10.51161/conais2023/20862

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

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