ESTRATÉGIAS EM SEGURANÇA DO PACIENTE E A COLABORAÇÃO DE UM SERVIÇO PRÓPRIO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA NO AMBIENTE HOSPITALAR
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20943Palavras-chave:
Segurança do paciente, Educação continuada, Tecnologia em saúdeResumo
INTRODUÇÃO: A segurança do paciente e a educação continuada são duas áreas interligadas que desempenham um papel crucial na promoção da qualidade e segurança dos cuidados de saúde e colaboram para evitar erros e eventos adversos no ambiente hospitalar. Trabalhar a comunicação efetiva e o desenvolvimento de habilidades dos profissionais da saúde pode ser mais uma estratégia para evitar a ocorrência desses erros, promovendo uma melhor assistência com efetividade também nos custos. OBJETIVO: Com esse estudo pretende-se analisar as inovações tecnológicas implementadas em um serviço hospitalar localizado no interior de Pernambuco em parceria com um setor específico de educação permanente com foco na segurança do paciente e farmacoeconomia. MÉTODOS: Foi realizado um estudo exploratório retrospectivo, com abordagem quantitativa que coletou informações mediante uma busca ativa em dados internos no período de 2021 a 2023. O processamento desses dados foi feito por meio de tabelas e gráficos, utilizando para a pesquisa painéis de indicadores e protocolos clínicos desenvolvidos e utilizados pela equipe de Assistência Farmacêutica do Hospital Unimed Caruaru (HUC). RESULTADOS E DISCUSSÃO: Diante da utilização de ferramentas inovadoras juntamente com a promoção da comunicação efetiva e treinamento da equipe pelo projeto de educação continuada e permanente (PECOP) criado com o intuito de disseminar de modo uniforme as informações acerca das inovações, observou-se uma melhoria em indicadores assistenciais em comparação com o período anterior e uma economia considerável no setor de suprimentos do HUC. CONCLUSÃO: Foi demonstrado que através do desenvolvimento profissional contínuo e da implementação de estratégias de segurança, é possível melhorar os resultados, reduzir erros e eventos adversos, e garantir uma assistência de saúde segura e centrada no paciente, além de proporcionar uma melhor alocação de recursos, gerando economia e eficiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.