PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA NO CUIDADO AO RECÉM-NASCIDO: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20911Palavras-chave:
Tecnologia educacional, Recém-nascido, EnfermagemResumo
INTRODUÇÃO: Em geral, mães, pais e familiares sentem-se inseguros e despreparados quando o neonato chega ao domicílio. Assim, a inserção das tecnologias no âmbito da educação em saúde auxilia o enfermeiro a direcionar informações de maneira mais objetiva e efetiva para garantir que os pais e familiares se sintam mais confiantes no cuidado diário ao recém-nascido. Nesse sentido, o desenvolvimento de tecnologias educativas como o álbum seriado é bastante utilizado devido ao seu impacto na educação e intensificação da autonomia no cuidado. OBJETIVO: Construir e validar uma tecnologia do tipo álbum seriado para a promoção da autoeficácia no cuidado ao recém-nascido. MÉTODOS: Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em duas etapas: construção do álbum seriado e validação por 25 juízes e 50 gestantes, puérperas e familiares de recém-nascidos. Para a validação, consideraram-se a clareza de linguagem, pertinência prática e relevância teórica e utilizado o Suitability Assesment of Materials (SAM). O público-alvo avaliou a clareza, relevância e grau de relevância de cada imagem. Foi calculado o Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da universidade sob parecer nº de número 3.936.668. RESULTADOS: O álbum seriado intitulado “Você é capaz de cuidar do seu bebê” possui 30 páginas. O IVC foi de 0,93 entre os juízes e 1,0 entre o público-alvo. No escore SAM, o álbum foi considerado material de qualidade superior com pontuação de 94,9%. O material educativo construído foi julgado de fácil compreensão, adequado culturalmente, atrativo, com o poder de persuasão e de promoção da autoeficácia. CONCLUSÃO: O álbum seriado foi considerado uma tecnologia educativa válida e adequada para auxiliar profissionais de saúde, em especial o en
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.