VALIDAÇÃO DE SOFTWARE SOBRE CARDIOPATIAS CONGÊNITAS
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20946Palavras-chave:
Cardiopatias congênitas, Software, Realidade VirtualResumo
INTRODUÇÃO: Aproximadamente um terço dos pacientes com cardiopatia congênita tem anomalias consideradas graves que necessitam de intervenção clínica ou cirúrgica ainda no primeiro ano de vida. Nesse contexto, é fundamental a orientação dos profissionais de saúde sobre o cuidado e explicação do defeito estrutural e a anatomia do coração, para promover o entendimento dos pais e cuidadores sobre a complexidade da doença. Assim, tais orientações podem ser realizadas com tecnologias educativas, a exemplo com o uso de software baseado em realidade virtual. OBJETIVO: Descrever a validação de um software baseado em realidade virtual para o apoio às orientações sobre cardiopatias congênitas. MÉTODOS: Estudo metodológico, de avaliação tecnológica. O processo de validação foi realizado por meio da apreciação de um comitê de juízes da área da saúde e da área da computação utilizando-se como instrumento de avaliação a norma internacional ISO/IEC 25010. Considerou-se o Coeficiente de Validade do Conteúdo igual ou superior a 0,80 para o item ser válido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, sob o parecer nº 5.200.452. RESULTADOS: O software é adequado e pertinente ao que foi proposto. As características avaliadas foram a adequação funcional, confiabilidade, usabilidade, eficiência de desempenho, compatibilidade, segurança, manutenibilidade e portabilidade, sendo as duas últimas avaliadas apenas pelos juízes da área da computação. Em todas as características, o software alcançou o CVC igual ou maior que 0,80. CONCLUSÃO: Evidenciou-se que o software CardioVR apresenta-se satisfatório, válido e adequado conforme a avaliação dos juízes da área da saúde e da computação. Portanto, poderá contribuir nas orientações dos profissionais de saúde, sobretudo dos enfermeiros, no pré-operatório das crianças com cardiopatia, e assim, favorecer a compreensão dos pais e cuidadores sobre a cardiopatia da criança
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.