USO DE TECNOLOGIAS NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Vittória Cristiane da Câmara Lemos
  • Williane Cristina de Oliveira Bernardino
  • Ana Beatriz Dantas Souza
  • Victoria Karoline Oliveira Paiva
  • Yasmin Eduarda Câmara de Carvalho
  • Ana Larissa Fernandes de Holanda

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/22389

Palavras-chave:

Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação de Graduação em Medicina, Tecnologia Educacional

Resumo

INTRODUÇÃO: O uso de ferramentas tecnológicas dentro das metodologias de ensino vem se fazendo cada vez mais presente, mais especificamente na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. OBJETIVO: Esse estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicos de medicina no uso de tecnologias no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da utilização de tecnologias em uma faculdade de medicina do Rio Grande do Norte. RESULTADOS: A incorporação das peças anatômicas tridimensionais, aparelhos de ultrassonografia, mesa anatômica virtual 3D, óculos de realidade virtual e tablets durante as aulas mostraram-se como eficientes meios de aprimorar a experiência do aprendizado para o aluno, proporcionando uma melhor visualização e consolidação do conteúdo, aquisição de habilidades e um exercício do raciocínio clínico. CONCLUSÃO: O relato demonstra o efeito geralmente positivo do uso das tecnologias, porém pontua, também, oportunidades de melhora acerca de sua aplicação.

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Lemos, V. C. da C. ., Bernardino, W. C. de O. ., Souza, A. B. D. ., Paiva, V. K. O., Carvalho, Y. E. C. de ., & Holanda, A. L. F. de . (2023). USO DE TECNOLOGIAS NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 299–304. https://doi.org/10.51161/conais2023/22389

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde