USO DE TECNOLOGIAS NO MÉTODO DE APRENDIZAGEM BASEADO EM PROBLEMAS NA FORMAÇÃO MÉDICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22389Palavras-chave:
Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação de Graduação em Medicina, Tecnologia EducacionalResumo
INTRODUÇÃO: O uso de ferramentas tecnológicas dentro das metodologias de ensino vem se fazendo cada vez mais presente, mais especificamente na metodologia ativa Aprendizagem Baseada em Problemas. OBJETIVO: Esse estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicos de medicina no uso de tecnologias no método de Aprendizagem Baseada em Problemas. MÉTODOS: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado a partir da utilização de tecnologias em uma faculdade de medicina do Rio Grande do Norte. RESULTADOS: A incorporação das peças anatômicas tridimensionais, aparelhos de ultrassonografia, mesa anatômica virtual 3D, óculos de realidade virtual e tablets durante as aulas mostraram-se como eficientes meios de aprimorar a experiência do aprendizado para o aluno, proporcionando uma melhor visualização e consolidação do conteúdo, aquisição de habilidades e um exercício do raciocínio clínico. CONCLUSÃO: O relato demonstra o efeito geralmente positivo do uso das tecnologias, porém pontua, também, oportunidades de melhora acerca de sua aplicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.