PRIMEIRA LIGA ACADÊMICA DE MEDICINA BASEADA EM VALOR CRIADA NO BRASIL: UMA INICIATIVA VINCULADA AO STARS CHOOSING WISELY
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21871Palavras-chave:
Educação Médica, Custos de Cuidados de Saúde, Internato e ResidênciaResumo
INTRODUÇÃO: A Medicina Baseada em Valor (MBV) objetiva oferecer cuidados de saúde baseados em evidências e eficazes em termos de custo, incorporando os valores do paciente na tomada de decisão. A prática da MBV é essencial na formação médica, dos pontos de vista ético, econômico, de segurança do paciente e de qualidade do cuidado. Contudo, iniciativas de ensino sobre esses tópicos na graduação ainda são escassas. Visando suprir tal lacuna, em 2023, foi criada a primeira Liga Acadêmica de Medicina Baseada em Valor do Brasil, uma iniciativa pioneira vinculada à campanha Choosing Wisely (CW) e seu braço acadêmico, Students and Trainees Advocating for Resource Stewardship (STARS). OBJETIVO: Descrever o processo de criação da primeira Liga de Medicina Baseada em Valor no Brasil, destacando suas potencialidades, desafios e perspectivas futuras. MÉTODOS: Trata-se de um estudo descritivo da experiência de criação de uma liga acadêmica pioneira. RESULTADOS: A liga conta com 27 participantes, sendo 24 estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, dois estudantes da Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais e uma médica recém-formada. O projeto insere alunos do 1º ao 12º períodos e, de maneira inovadora, médicos recém-formados, propiciando um ambiente rico de discussão e aprendizado. A liga introduz uma proposta inovadora de ensino, pesquisa e internacionalização, visto que insere os estudantes na campanha global CW e propõe o currículo em Cuidado em Saúde de Alto Valor desenvolvido pela American College of Physicians. CONCLUSÃO: A Liga Acadêmica de Medicina Baseada em Valor inaugura uma nova perspectiva na educação médica. Os principais desafios incluem superar a cultura do “quanto mais, melhor” e a capacitação de docentes para o ensino de práticas de alto valor. Estudos futuros fazem-se necessários a fim de avaliar a eficácia desse tipo de intervenção educacional na formação de profissionais da saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.