A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE PARA A INTEGRALIDADE DA PRÁTICA MÉDICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/21633Palavras-chave:
Espiritualidade, Saúde, MedicinaResumo
INTRODUÇÃO: A espiritualidade é um conjunto de emoções e convicções relacionadas ao sentido e significado da vida. Estudos mostram sua associação com saúde e bem-estar. A inclusão da espiritualidade na prática médica é proposta por várias organizações. Essa inclusão no cuidado da saúde pode melhorar o tratamento e a promoção da saúde dos pacientes, mas é necessário promover a educação nessa área. OBJETIVO: Analisar a relevância da espiritualidade na prática médica, buscando verificar se as práticas espirituais contribuem para o tratamento e promoção da saúde de pacientes. MÉTODOS: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, abrangendo estudos sobre a relação entre espiritualidade e prática médica. Foram incluídos artigos que exploravam a percepção de estudantes da saúde e médicos em relação à importância da espiritualidade para a prática médica. Foram excluídos artigos de revisão, relatos de caso e relatos de experiência, além daqueles sem metodologia estabelecida. RESULTADOS: A revisão revelou que a maioria dos estudantes de ensino superior valoriza a abordagem da espiritualidade no atendimento médico, acreditando que isso melhora o tratamento. Também foi defendido a inclusão desse tema no currículo da graduação, alegando benefícios para a saúde. Quanto aos médicos, a maioria concorda que a espiritualidade é importante no tratamento e pode influenciar a resposta dos pacientes e sua saúde geral. No entanto, tanto os estudantes quanto os médicos têm dúvidas e incertezas sobre os conceitos e a abordagem da espiritualidade. CONCLUSÃO: A espiritualidade é relevante na prática médica e sua inclusão no cuidado de saúde pode melhorar o tratamento e a saúde dos pacientes. No entanto, a falta de conhecimento adequado compromete a integralidade do atendimento. É necessário ampliar a discussão e promover a educação sobre espiritualidade nas instituições de ensino de saúde para aprimorar sua abordagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.