EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CURSO DE MEDICINA EM UMA CAPITAL AMAZÔNICA
RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20920Palavras-chave:
Educação a Distância, Educação Médica, Faculdades de MedicinaResumo
INTRODUÇÃO:Em janeiro de 2020, com a alta propagação do vírus SARS-CoV-2, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou cenário de pandemia, levando ao fechamento das instituições de ensino. Diante desse cenário, a Universidade Federal do Acre (UFAC) e outros centros educacionais, adotaram a modalidade Educação a Distância (EAD), como forma de prosseguir com o ensino acadêmico dos alunos. OBJETIVO:O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a experiência dos estudantes do curso de medicina durante a crise decorrente do SARS-CoV-2 no primeiro semestre letivo de 2021. MÉTODOS: Para a continuação do desenvolvimento dos estudantes, foram usadas as ferramentas digitais - que ganharam força nos tempos de crise - como aulas remotas, encontros/reuniões online, e compartilhamento de materiais de estudo em plataformas digitais. RESULTADOS: Constatou-se que embora a educação a distância já estava sendo incrementada no ensino, como consequência da pandemia do COVID-19, foi necessário a sua integral implementação. Trazendo essa modificação para a Universidade Federal do Acre – UFAC, houve alguns efeitos adversos, considerando que o curso de medicina possui o incentivo de práticas presenciais para o melhor desenvolvimento do estudante. CONCLUSÃO: Conclui-se, que a modalidade de educação a distância foi necessária para a continuação do desenvolvimento estudantil, inclusive para o curso de medicina da UFAC, embora ocorressem atrasos em certos aspectos do aprendizado, e no desenvolvimento interpessoal do aluno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.