Da Medicina Narrativa ao Cuidado Narrativo
Uma Proposta Epistemológica para a Humanização interprofissional em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4666Palavras-chave:
Medicina Narrativa, Assistência centrada no paciente, Educação Interprofissional em Saúde, Humanização da Assistência, HermenêuticaResumo
Introdução: No limiar do século XXI, sofisticação téCuidado Narrativoica convive com abismo entre ciência e experiência, gerando insatisfação de pacientes e profissionais. A Medicina Narrativa respondeu a esse hiato ao afirmar a competência narrativa como eixo de humanização. Objetivo: Propor a migração conceitual da Medicina Narrativa para o Cuidado Narrativo, ampliando o escopo para uma prática interprofissional centrada na pessoa. Método: Estudo qualitativo, teórico-conceitual, em revisão narrativa hermenêutica. Realizou-se leitura atenta, codificação temática e análise relacional de obras centrais sobre Medicina Narrativa, educação em saúde e humanização, sistematizadas em quadros e modelagem. Resultados: O Cuidado Narrativo conserva os pilares da Medicina Narrativa (atenção, representação, afiliação) e os reinscreve num enquadre interprofissional. Propõe-se a “hermenêutica da escuta interprofissional” como método operativo (rodas de narrativas, prontuário compartilhado, representação colaborativa). Esperam-se ganhos em comunicação de equipe, vínculo terapêutico e satisfação de usuários, com menor fragmentação do cuidado. Conclusão: A mudança de “Medicina” para “Cuidado” desloca o foco da doença para a pessoa e da autoridade individual para a sabedoria coletiva, oferecendo modelo para currículos e serviços. Limitações: A revisão não sistemática e ausência de validação empírica; indica-se avaliação em ensino-serviço.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Multidisciplinar em Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.