LIGA ACADÊMICA DE HUMANIZAÇÃO DO ACRE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A CRIAÇÃO DE PROFISSIONAIS EMPÁTICOS E QUALIFICADOS DA ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20889Palavras-chave:
Humanização, Educação em Saúde, InovaçãoResumo
INTRODUÇÃO: A saúde brasileira, atualmente, é refém de práticas profissionais tecnicistas e autoritárias, que, por sua vez, é promovida pela educação mecanicista e insensível dos profissionais da área da saúde. Em contramão desse cenário, a capacitação dos alunos de maneira empática e comprometida se dá pela busca individual dos mesmos e pelo seu envolvimento em projetos que auxiliam, além da complementação da formação acadêmica, a se tornarem o tipo de profissional que almejam. Nesse sentido, a Liga Acadêmica de Humanização (LAHUMA), da Universidade Federal do Acre, nasce através da procura da melhoria da realidade da educação brasileira e renova a sensibilidade dos futuros profissionais da saúde. OBJETIVO: O seguinte trabalho tem como objetivo apresentar o impacto que a Liga Acadêmica de Humanização do Acre desempenha na inovação de pensamentos e condutas dos estudantes do curso de medicina, enfermagem e psicologia da Universidade Federal do Acre. MÉTODOS: Estudo descritivo do tipo relato de experiência das ações realizadas na liga do período de novembro de 2021 a maio de 2023 e divulgadas em Instagram próprio. RESULTADOS: A Liga de Humanização do Acre realizou rodas de conversa, encontros e simpósios com os ligantes, além de atividades práticas no Hospital de Câncer do Acre, o que resultou na propagação da ideia de humanização e valorização multidisciplinar entre os futuros profissionais da saúde. CONCLUSÃO: É incontestável o valor e as contribuições trazidas pela Liga Acadêmica de Humanização do Acre para os estudantes, futuros profissionais e comunidade em geral que são alcançados pelas ações por ela promovidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.