MONITORIA ACADÊMICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20921Palavras-chave:
Monitoria, Educação Médica, Inclusão SocialResumo
INTRODUÇÃO: Os estudantes da área da saúde com particularidades de aprendizagem -Pessoa com Deficiência, com Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimentonecessitam de adaptações para garantir seu melhor desempenho durante a graduação. Diante disso, a Universidade Federal do Acre (UFAC) oferece a cada semestre o programa de monitoria para estes alunos, que exercem a função de facilitar o processo de ensino-aprendizagem adaptando os conteúdos às especificidades do aluno assistido. OBJETIVO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de monitoria acadêmica para estudantes de medicina com deficiência. MÉTODOS: As ferramentas utilizadas para realizar as monitorias foram encontros presenciais e online, e compartilhamento de materiais de estudo em plataformas digitais. RESULTADOS: Para auxiliar o monitorado, o monitor buscou sempre estar próximo durante aulas teóricas e práticas para sanar eventuais dúvidas, fazer parte dos mesmos grupos de trabalhos e estágios, e, somado a isto, também ocorreram rodas de conversa nas quais monitor e monitorado trocavam conhecimentos acerca das disciplinas. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que o programa de monitoria propicia uma educação mais inclusiva para os alunos atendidos, uma vez que os monitores desenvolvem uma relação interpessoal mais próxima com eles, permitindo uma melhor compreensão das dificuldades e necessidades dos monitorados, podendo assim criar estratégias de ensino mais eficazes. Igualmente, é notório que o monitor também se beneficia deste processo, pois para repassar conteúdos faz-se necessário estudo prévio, melhorando seu desempenho acadêmico e habilidades docentes
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.