MONITORIA ACADÊMICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Ana Luzia Linhares Beserra Machado
  • Anne Caroline Gomes de Souza
  • Kathleen Mercedes Bezerra do Nascimento
  • Raianny da Silva de Jesus
  • Rafael Caian Alves Carvalho
  • Ana Luiza Linhares Beserra Machado

DOI:

https://doi.org/10.51161/conais2023/20921

Palavras-chave:

Monitoria, Educação Médica, Inclusão Social

Resumo

INTRODUÇÃO: Os estudantes da área da saúde com particularidades de aprendizagem -Pessoa com Deficiência, com Altas Habilidades/Superdotação e Transtornos Globais do Desenvolvimentonecessitam de adaptações para garantir seu melhor desempenho durante a graduação. Diante disso, a Universidade Federal do Acre (UFAC) oferece a cada semestre o programa de monitoria para estes alunos, que exercem a função de facilitar o processo de ensino-aprendizagem adaptando os conteúdos às especificidades do aluno assistido. OBJETIVO: O presente trabalho tem por objetivo relatar a experiência de monitoria acadêmica para estudantes de medicina com deficiência. MÉTODOS: As ferramentas utilizadas para realizar as monitorias foram encontros presenciais e online, e compartilhamento de materiais de estudo em plataformas digitais. RESULTADOS: Para auxiliar o monitorado, o monitor buscou sempre estar próximo durante aulas teóricas e práticas para sanar eventuais dúvidas, fazer parte dos mesmos grupos de trabalhos e estágios, e, somado a isto, também ocorreram rodas de conversa nas quais monitor e monitorado trocavam conhecimentos acerca das disciplinas. CONCLUSÃO: Conclui-se, portanto, que o programa de monitoria propicia uma educação mais inclusiva para os alunos atendidos, uma vez que os monitores desenvolvem uma relação interpessoal mais próxima com eles, permitindo uma melhor compreensão das dificuldades e necessidades dos monitorados, podendo assim criar estratégias de ensino mais eficazes. Igualmente, é notório que o monitor também se beneficia deste processo, pois para repassar conteúdos faz-se necessário estudo prévio, melhorando seu desempenho acadêmico e habilidades docentes

Downloads

Publicado

2023-09-22

Como Citar

Machado, A. L. L. B. ., Souza, A. C. G. de ., Nascimento, K. M. B. do ., Jesus, R. da S. de ., Carvalho, R. C. A. ., & Machado, A. L. L. B. . (2023). MONITORIA ACADÊMICA PARA ESTUDANTES DE MEDICINA COM DEFICIÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Multidisciplinar Em Saúde, 4(3), 1039–1044. https://doi.org/10.51161/conais2023/20921

Edição

Seção

IV Congresso Nacional de Inovações em Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.