UTILIZAÇÃO DA Copaifera langsdorffii (Copaíba) COMO TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE
UMA REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20922Palavras-chave:
Copaifera langsdorffii, Endometriose, FitoterapiaResumo
INTRODUÇÃO: A endometriose é uma doença inflamatória caracterizada pelo crescimento excessivo do endométrio, podendo levar à infertilidade. Ainda não há tratamento ideal e, portanto, os tratamentos consistem apenas em controlar a doença, de forma que haja alívio dos sintomas, no entanto, possui efeitos colaterais indesejáveis. A fitoterapia envolve o uso de plantas medicinais e seus derivados para o tratamento de doenças. Por esse motivo, foi analisada a utilização da Copaifera langsdorffii (Copaíba) para tratamento da endometriose. OBJETIVO: Verificar a utilização da C. langsdorffii como uma alternativa eficaz no tratamento da endometriose. METODOLOGIA: Para esta revisão de literatura, utilizou-se os descritores: “Copaifera langsdorffii”, "Copaíba" e “endometriosis”, nas bases de dados: Embase, BVS, Pubmed e Scopus. Foram incluídos artigos entre o período de 2016 a 2023 em português, inglês e espanhol. RESULTADOS: Foram selecionados quatro artigos, nos quais foram realizados estudos in vitro que observavam os efeitos do uso da oleorresina de copaíba. Em um dos estudos, foi analisado seu potencial a partir do encapsulamento da oleorresina em nanopartículas e, posteriormente, foi feito tratamento em diferentes culturas de células, no qual houve redução da viabilidade celular em células estromais endometriais ectópicas e eutópicas. Outro estudo investigou o efeito anti-endometrióticos de nanocompósitos com oleorresina de copaíba, o polímero polivinilpirrolidona e derivados organológicos de montmorilonita sódica, em que também notou-se redução da proliferação e viabilidade celular de células endometriais. CONCLUSÃO: Foi observado que a C. langsdorffii possui efeito anti-endometriótico eficaz. Entretanto, dado aos poucos estudos, faz-se necessário investimentos em pesquisas que analisem o efeito da copaíba in vivo para sua aplicabilidade efetiva e segura nas pacientes que sofrem com essa doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.