REVISÃO DO POTENCIAL FARMACOLÓGICO ANTIVIRAL DE COMPOSTOS DO COCOS NUCIFERA PARA AFECÇÕES RESPIRATÓRIAS: UMA PERSPECTIVA PARA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/20992Palavras-chave:
Cocos nucifera, Agente antiviral, Doença respiratória, Larissa Ivna da Costa TorreResumo
INTRODUÇÃO: Ao óleo de coco muitos efeitos benéficos têm sido atribuídos, a exemplo da redução de colesterol, risco de doenças cardiovasculares, de peso, controle do apetite, melhoras nas funções cognitivas e fortalecimento do sistema imune. Os seus efeitos antivirais têm sido atribuídos ao seu teor de ácido láurico, ácido cáprico e monolaurina que possuem a capacidade de desintegrar envelopes de vírus, alterar a distribuição celular das proteínas virais acarretando desordem e afetando a replicação viral, além de prevenirem o ligamento do patógeno com a célula humana hospedeira.OBJETIVO: Investigar a literatura acerca de atuais evidências do potencial antiviral do Cocos nucifera para doenças respiratórias. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa. Foi elaborada a seguinte expressão de busca: "Cocos nucifera" AND "antiviral" AND "respiratory" para pesquisar nas bases: Cochrane Trials, Scielo, Medline, BVS, ScienceDirect, Scopus e Embase, Scholar. Foram incluídos artigos de 2019 a 2023, em inglês, português e espanhol. RESULTADOS: Após critérios de exclusão, a busca resultou em apenas 3 artigos, salienta-se que todos abordaram a COVID-19. Em estudo in silico, constatou-se que estilbenos diméricos, oriundos de resíduos do coco, podem ser usados como protótipos para planejamento racional de fármacos para a COVID-19. Foi observado, em outro estudo in silico, que dentre os compostos químicos do Cocos nucifera, o estigmasterol foi o que apresentou maior afinidade com sítio de ligação, porém o resultado não foi tão satisfatório. Um estudo randomizado indicou que o óleo de coco virgem pode ser usado como suplemento adjuvante em casos de suspeita de COVID-19. CONCLUSÃO: Logo, os compostos do coco estão sendo visados em termos farmacológicos para afecções respiratórias pelas suas propriedades antivirais, porém, os últimos estudos focam somente na COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.