EVOLUÇÃO DA MORTALIDADE POR CÂNCER DE PULMÃO E BRÔNQUIOS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2010-2020
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3883Palavras-chave:
Câncer de pulmão, Mortalidade, Faixa etáriaResumo
Introdução: O câncer de pulmão e brônquios, uma das principais neoplasias responsáveis por óbitos em todo o mundo, tem a sua incidência relacionada com o consumo direto e indireto dos produtos derivados do tabaco, sendo a gravidade da doença diretamente associada com a carga tabágica do indivíduo. Objetivo: Identificar a taxa de mortalidade por câncer de pulmão e brônquios no Brasil, associando com a idade do óbito de forma a identificar as principais características associadas à letalidade por essa enfermidade. Métodos: Refere-se a um estudo retrospectivo, tendo como base o banco de dados a respeito da mortalidade por câncer de pulmão e brônquios nos anos de 2010-2020 no Brasil. Dados estes disponibilizados pelo SIM – Sistema de Informações sobre Mortalidade, disponibilizados pelo DATASUS – Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Em se tratando de dados públicos, não houve a necessidade de aprovação do Comitê de ética em pesquisa (CEP). Resultados e discussão: O ano de 2019 foi o ano com a maior taxa de óbitos pela doença, sendo que o parâmetro de letalidade vem aumentando ao longo dos últimos 10 anos. A população masculina é a mais afetada em detrimento da feminina, tendo em vista a média de óbitos de 15,09/100mil habitantes nos homens e 10,30/100mil habitantes nas mulheres, tal fato sendo explicada pela elevada carga tabágica consumida pelos homens. Em relação à faixa etária, os idosos entre 70-79 anos também são os mais afetados, tendo uma média de 105,23 óbitos/100mil habitantes. Esse achado por ser explicado pois além de terem um acúmulo excessivo de consumo do tabaco, muitas vezes os idosos acabam por serem diagnosticados com a doença em níveis avançados, o que diminui a sobrevida de forma direta. Conclusão: Constatou-se que o Ca de pulmão e brônquios, no período de estudo, foi a neoplasia com a maior taxa de óbitos entre os cânceres, sendo observado uma crescente em relação a taxa de letalidade nos últimos 10 anos. Dessa forma, deve-se incrementar cada vez mais as políticas públicas de desestimulação do consumo dos produtos derivados do tabaco, pois o consumo deste está se tornando cada vez mais frequente pelos adolescentes, o que em longo prazo trará mais prejuízos, principalmente, para o sistema público de saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.