TENDÊNCIA DA MORTALIDADE INFANTIL NO MUNICÍPIO DE RONDONÓPOLIS – MT, NO PERÍODO DE 2010 A 2019
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3871Palavras-chave:
Causas de Morte, Epidemiologia, Mortalidade Infantil, Saúde InfantilResumo
Introdução: A taxa de mortalidade infantil é um indicador confiável das condições de saúde de uma população. No Brasil, houve queda importante dessa taxa nos últimos anos, mas o país ainda apresenta variações regionais significativas. Objetivo: Verificar a tendência da mortalidade infantil e de seus componentes em Rondonópolis, no período de 2010 a 2019. Métodos: Trata-se de um estudo observacional ecológico de série temporal, em que se obteve o número de óbitos de menores de um ano no Sistema de Informações sobre Mortalidade, e o número de nascimentos no Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos. A partir disso, calculou-se a TMI por meio de três categorias: componentes etários, evitabilidade e causa básica do óbito. Realizou-se a análise da tendência a partir das estimativas de variação percentual anual (APC), utilizando o software estatístico Joinpoint. Resultados: A TMI reduziu 45,6% entre 2010 e 2019, refletindo uma APC de -3,68 (IC95% -7,0 – -0,2). Em relação à evitabilidade, percebeu-se tendência de queda da mortalidade por causas evitáveis (APC = -4,41; IC95% -7,0 – -1,8). Quanto às causas dos óbitos, os revelou-se, principalmente, a tendência de queda das doenças infecciosas e parasitárias (APC = -7,88; IC95% -11,3 – -4,3). Conclusões: Houve tendência de queda da mortalidade infantil no município de Rondonópolis, bem como redução das taxas de óbitos estratificadas por faixa etária, evitabilidade e grupos de causas no período analisado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.