INTERFACES ENTRE A DOENÇA DE CROHN E O SOFRIMENTO PSÍQUICO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22772Palavras-chave:
Doença de Crohn, sofrimento psicológico, transtorno mentalResumo
INTRODUÇÃO: A doença de Crohn é uma doença autoimune e, apesar de possuir tratamento, não tem cura. Produz sintomas físicos diversos que podem demandar tratamentos diversificados, incluindo procedimentos cirúrgicos, e pode tornar-se temporariamente incapacitante. OBJETIVO: Discutir as interfaces entre a doença de Crohn e o sofrimento psíquico dos pacientes. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, de cunho reflexivo-crítico. RESULTADOS: A doença de Crohn pode produzir sofrimento psíquico desde o recebimento do diagnóstico, até os processos de tratamento convencionais. Muitos pacientes podem desenvolver sintomas depressivos ou ansiosos, baixa autoestima e fantasias em decorrência do diagnóstico. CONCLUSÃO: É fundamental incluir a psicoterapia no tratamento dos pacientes com doença de Crohn, a fim de amenizar o sofrimento psíquico, reduzir sintomas ansiosos e deprimidos, ampliar a compreensão global de saúde e acionar recursos de enfrentamento adaptativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.