BIOMARCADORES INFLAMATÓRIOS NOS PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÒNICA EM HEMODIÁLISE
REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4175Palavras-chave:
Chronic kidney disease, Inflammation, HemodialysisResumo
Introdução: A doença renal crônica (DRC) tem aumentado nos últimos anos de forma epidêmica. Fatores como obesidade, hipertensão arterial, diabetes melito tipo 2 (DM2), senescência, doença cardiovascular, histórico familiar com DRC e medicações nefrotóxicos aumentam a suscetibilidade e a instalação e progressão da DRC. Além desses fatores, existem evidências de inflamação na fisiopatologia da DRC. Objetivo: Avaliar os biomarcadores inflamatórios mais examinados em pacientes portadores de doença renal crônica hemodialisados. Material e Métodos: Trata-se de uma revisão sistemática nos motores de busca National Library of Medicine (PubMed) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) pelos descritores ((hemodialysis) AND (inflammation)) AND (chronic kidney disease). Para a seleção dos artigos foram incluídos aqueles que seguiam os critérios: (1) população do estudo com diagnóstico doença renal crônica, (2) população da amostra ≥ de 18 anos. (3) aqueles que foram avaliados IL-6, TNF alfa, PCR ou VHS. Resultados: 98 artigos foram encontrados realizados em diversos países, 20 completaram os critérios de inclusão. A maior parte dos estudos eram compostos predominantemente por homens. Conclusão: Pacientes hemodialíticos apresentam aumento dos níveis de biomarcadores inflamatórios, principalmente TNF-α e IL-6.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.