MORTALIDADE E INCIDÊNCIA POR TRANSTORNO MENTAL E COMPORTAMENTAL
REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3881Palavras-chave:
Mortalidade, Incidência, Transtornos mentaisResumo
Introdução: Os distúrbios mentais e comportamentais causam alterações na capacidade cognitiva, nas emoções e nos comportamentos do indivíduo, sendo eles evidenciados em grande ocorrência de quadros clínicos em toda a sociedade, as quais afetam a todos independente de sexo, idade ou condições socioeconômicas. Essas perturbações, podem se apresentar de maneira suave até quadros graves e de incapacidade. Ocorrem em todo o mundo, com um impacto direto em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, pronunciado impacto econômico, direto e indireto, nas populações, incluindo o custo dos serviços. Logo, o objetivo deste trabalho é analisar os transtornos mentais e comportamentais, descrevendo sua incidência e os fatores associados a este cenário. Materiais e Métodos: Esta é uma revisão sistemática de literatura realizada de acordo com as recomendações do Preferred Itens de relatório para revisões sistemáticas e meta-análises. Resultados: As buscas realizadas na National Library of Medicine (PubMed), na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), na Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), na Scietific Library Online (Scielo) e na Web of Science resultaram em 4.148 artigos, após aplicação de filtros.Após filtrar por títulos de leitura, um total de 22 artigos foram selecionados para a leitura do resumo. No final de coleção, 19 artigos foram selecionados. Discussão: Estudos revelam que os Transtornos Mentais e Comportamentais (TMC) provocam alterações de comportamento ou no funcionamento psíquico global. Podendo ser citados alguns tipos de distúrbios: depressão, alterações alimentares, uso abusivo de drogas e álcool. Evidenciou a importância de realizar um diagnóstico precoce e adequado tratamento para previsões mais seguras quanto ao desenvolver da doença, devido possíveis altos custos que podem surgir de forma direta e indiretamente. Houve predomínio de transtornos psiquiátricos em mulheres, o suicídio como o segundo fator responsável pela morte em mulheres. Tem-se maior prevalência de transtornos de ansiedade e de depressão em homens, associados no Brasil a quadros de baixa escolaridade e desempregos, culminando para comportamentos suicida entre os homens. Analisando o perfil da mortalidade por transtornos mentais e comportamentais, há ocorrência de maiores taxas de riscos para pessoas portadoras de um ou mais transtornos, sendo eles combinados ou não. Conclusão: Revela-se uma redução na ocorrência de mortalidade por transtornos mentais e comportamentais com o passar dos anos, busca ineficaz por parte dos pacientes no diagnóstico e tratamento, bem como, a baixa expectativa de vida que os portadores de transtornos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.