INDICADORES DE IMPACTO DO PLANO NACIONAL PELO FIM DA TUBERCULOSE NA MAIOR COMUNIDADE DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4153Palavras-chave:
tuberculose, Brasil, mortalidade, incidênciaResumo
Introdução e objetivos: A tuberculose é uma doença infecciosa prevenível, curável e determinada socialmente. A Estratégia pelo Fim da Tuberculose e o Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose foram propostos para seu enfrentamento, mediante metas de redução dos coeficientes de incidência e mortalidade da doença. Este estudo objetivou mensurar os coeficientes de impacto do Plano Nacional Pelo Fim da Tuberculose no território da Rocinha, Zona Sul do Rio de Janeiro, Brasil, , relacioná-los com fatores associados, compará-los a nível municipal e federal, além de verificar o cumprimento das metas intermediárias do mesmo plano. Metodologia: Foram calculados os coeficientes de incidência e mortalidade a partir do número de casos no SINAN municipal e no DATASUS e de mortes no Sistema de Informação de Mortalidade e da população local descrita pelo IBGE no censo 2010. Resultados: O território da Rocinha alcançou as metas intermediárias de incidência para 2020 com coeficiente de incidência de 269,1, número 28% menor que em 2015 e de mortalidade com coeficiente de mortalidade de 5,7, número 43% menor que em 2015. O mesmo não ocorreu com o município do Rio de Janeiro, com o Brasil e com a média mundial. Conclusão: Em virtude das análises realizadas foi possível constatar que para atuar de forma mais resolutiva no enfrentamento da doença serão necessárias medidas que aumentem o capital social e alterem os fatores estruturais do território.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.