USO ABUSIVO MEDICAMENTOSO DE BENZODIAZEPÍNICOS ASSOCIADOS AO RISCO DE DEMÊNCIA NO BRASIL
REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3825Palavras-chave:
Benzodiazepínicos, Demência, Transtornos Relacionados, Envelhecimento, SubstânciaResumo
Introdução: O envelhecimento da população faz com que muitos procurem as unidades de saúde em busca de medicamentos para diversas queixas. Sendo, um dos medicamentos mais procurados os benzodiazepínicos, receitados na maioria das vezes para pacientes com queixa de insônia e ansiedade. Entretanto, estudos apontam que essa classe de medicamento não é recomendada em idosos principalmente pelos diversos efeitos adversos dentre eles o risco de quedas e principalmente a demência ao longo prazo. Objetivo: Analisar o uso abusivo medicamentoso de benzodiazepínicos associados ao risco de demência no Brasil, nos últimos 5 anos. Método: Revisão Sistemática a partir Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses. Foi realizada a busca dos artigos nas bases de literatura mais pujantes, sejam: National Library of Medicine (PubMed), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Web of Science, Lilacs e Periódicos Capes, através dos descritores Benzodiazepines AND Dementia AND Aged AND Substance Related Disorders, utilizando os critérios: (1) estudos que envolvem idosos; (2) o objeto de estudo benzodiazepínicos; (3) artigos que estudaram demência, e; (4) artigos publicados nos últimos 5 anos (2017-2022). Resultados: O excesso e o uso prolongado do uso de benzodiazepínicos contribui para o desenvolvimento da demência em idosos, desorientação, alucinações, desequilíbrio e quedas com fraturas, tornando um efeito preocupante, independentemente do tempo de uso de benzodiazepínicos. Além do consumo inadequado desses medicamentos, há um desenvolvimento de tolerância e dependência da medicação. Conclusão: O uso de benzodiazepínicos está associado ao risco de demência, principalmente na população idosa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.