A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM IDOSOS COM DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS: UM ESTUDO DE REVISÃO
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22790Palavras-chave:
educação alimentar e nutricional, doenças crônicas não transmissíveis, idososResumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento é um processo natural, dinâmico, progressivo e irreversível no qual ocorrem alterações morfológicas, bioquímicas, fisiológicas, comportamentais e psicossociais. Essas condições tornam o indivíduo mais vulnerável e aumenta a incidência de má nutrição e instalação de doenças crônicas não transmissíveis, dentre elas, o diabetes, doenças coronarianas e o câncer. A Educação Alimentar e Nutricional (EAN) é conceituada como um componente de atuação multiprofissional, que garante o conhecimento e aprendizado permanentes, que propõe os educandos a desenvolver a autonomia e a voluntariedade diante dos hábitos alimentares saudáveis, com a utilização de recursos e abordagens educativas ativas e problematizadoras. OBJETIVO: Verificar a importância da EAN em idosos com DCNT. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Os descritores utilizados foram: “Educação Alimentar e Nutricional”, “Idosos” e “Hipertensão Arterial”. As bases de dados utilizadas foram: SCIELO e PUBMED. Os critérios de inclusão na pesquisa: artigos disponíveis nas bases de dados definidas, publicados entre os anos de 2013 até 2023 nos idiomas português, inglês e espanhol. RESULTADOS: Foram encontrados 95 artigos, na fase de leitura de títulos e resumos 90 foram excluídos por não estarem de acordo com os critérios de inclusão. Com isso, 5 artigos foram selecionados para análise final. DISCUSSÃO: As ações de educação em saúde podem melhorar a qualidade de vida do idoso durante o processo de envelhecimento e, consequentemente, a expectativa de vida da população de maneira geral. Estratégias de educação em saúde e nutricional contínuas e participativas, com referência à realidade da população atendida é primordial para a mudança de comportamento alimentar e do estilo de vida.CONCLUSÃO: A EAN atua de forma ativa no envelhecimento humano, sendo uma estratégia para ter uma melhor alimentação saudável, qualidade de vida, promovendo a promoção, prevenção e tratamento aos idosos com DCNT.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.