FOMENTANDO A QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: O PODER TRANSFORMADOR DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22808Palavras-chave:
Terceira idade, Universidade, InclusãoResumo
INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional é um fenômeno universal que requer atenção especial para garantir a qualidade de vida dos idosos. Assim, ferramentas que visam promover o envelhecimento saudável têm ganhado destaque, e a participação da terceira idade em universidades é uma estratégia promissora para a construção de um ambiente acadêmico mais equânime. OBJETIVO: Investigar o impacto da participação dos idosos na universidade no seu bem-estar psicológico, além de explorar as metodologias de inclusão adotadas. MÉTODOS: Realizou-se uma revisão bibliográfica abrangendo estudos sobre a terceira idade na universidade, bem-estar psicológico e metodologias de inclusão. Foram utilizadas bases de dados como Scielo, Google Acadêmico e BVS-Psi Brasil para selecionar artigos relevantes. RESULTADOS: A análise dos estudos incluiu a extração de dados relacionados à saúde mental na terceira idade e ações de inclusão adotadas pelas instituições de ensino. Os resultados indicam que a participação da terceira idade na universidade está associada a melhorias significativas no bem-estar psicológico dos idosos. As atividades acadêmicas, como aulas, palestras e trabalhos em grupo, proporcionam estimulação intelectual, desafios cognitivos e oportunidades de interação social. A interação com estudantes mais jovens e a troca de experiências geracionais promovem uma sensação de pertencimento e valorização. Quanto às metodologias de inclusão, destaca-se a importância de adaptar as práticas educacionais às necessidades dos idosos, proporcionando um ambiente inclusivo e acolhedor. CONCLUSÃO: A adoção de metodologias de inclusão à terceira idade é fundamental para garantir que os idosos tenham acesso igualitário à educação e sintam-se valorizados como membros ativos da comunicada acadêmica. Portanto, investir na inclusão e promoção da participação da terceira idade na universidade é uma estratégia relevante não somente para promover o bem-estar psicológico dos idosos, mas também, favorecer uma educação e formação em saúde pautada na diversidade e equidade, bem como, uma sociedade mais inclusiva e enriquecedora para todas as idades
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.