Soroprevalência, cinética de anticorpos e fatores de exposição à infecção por SARS-CoV-2 em trabalhadores de laboratório de uma universidade pública
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4340Palavras-chave:
SARS-CoV-2, COVID-19, Anticorpos, Antígenos, Fatores de Risco, SoroconversãoResumo
Objetivo: Avaliar a frequência da infecção por SARS-CoV-2 em trabalhadores de uma universidade pública. Métodos: Oitenta e cinco profissionais foram monitorados durante 6 meses para anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2. Um questionário foi aplicado para coletar informações sobre as características sociodemográficas e fatores de risco para transmissão do SARS-CoV-2. Resultados: A soroprevalência para anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2 foi de 24,10% (IC 95%, 16,17 - 34,31). A persistência dos anticorpos anti-SARS-CoV-2 foi de pelo menos 6 meses e houve tendência de queda dos anticorpos contra o antígeno do nucleocapsídeo (N) ao longo dos 120 dias, enquanto os níveis de anticorpos contra a mistura de antígenos N e spike (S) permaneceram estáveis. Conclusão: A população estudada apresentou prevalência relativamente alta de anticorpos IgG anti-SARS-CoV-2, sem evidência de transmissão do vírus no ambiente de trabalho. A educação em biossegurança e as medidas de prevenção não farmacológicas foram eficientes na mitigação da transmissão da COVID-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.