SITUAÇÃO BRASILEIRA DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
UM OLHAR BASEADO NO PAINEL DE MONITORAMENTO DOS SISTEMAS PRISIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3884Palavras-chave:
Covid-19, SARS-CoV-2, Prisões, Avaliação de resultado de ações preventivasResumo
Introdução: Durante a pandemia da covid-19, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) criou o Painel de Monitoramento dos Sistemas Prisionais (PMSP), baseados nos casos suspeitos e detectados da covid-19 em cada estados pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Assim, o PMSP foi desenvolvido com a proposta de zelar pela transparência de informações em relação às medidas profiláticas no combate à covid-19 adotadas nos sistemas prisionais. Objetivo: Apresentar uma visão geral das medidas preventivas adotadas em sistemas prisionais brasileiros baseada nas informações apresentadas no PMSP divulgado pela SENAPPEN. Material e métodos: Foi realizada uma análise das seis páginas disponibilizadas no PMSP, que incluíram dados nacionais, regionais, estaduais e de cinco penitenciárias federais. Resultados: A partir da análise do PMSP, foi observado que a região sudeste que apresenta a maior população carcerária brasileira, também foi a mais acometida pela covid-19 apresentando o maior número de suspeitas, detecções, recuperados e óbitos. Com o objetivo de controlar a disseminação nos sistemas presidiários da região sudeste, estas unidades foram as que receberam a maior quantidade de vacinas e insumos durante a pandemia. Conclusões: O PMSP mostrou-se como uma importante ferramenta utilizada pela SENAPPEN para divulgar as medidas preventivas adotadas no combate à covid-19 e para manter a transparência com a população brasileira.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.