COMPREENDENDO A IMPORTÂNCIA DAS LIGAÇÕES DE HIDROGÊNIO NA FORMAÇÃO DE COMPLEXOS DNA-PROTEÍNA USANDO UM JOGO DE BIOINFORMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3808Palavras-chave:
Biologia Computacional, DNA, Jogos educacionais, ProteínasResumo
Introdução: As proteínas de ligação ao DNA desempenham importante papel na replicação, transcrição e reparo do DNA. Para que uma proteína reconheça uma sequência de DNA, ocorrem diversos tipos de interações entre estas biomoléculas, incluindo as ligações de hidrogênio. Objetivo: O objetivo principal da atual pesquisa foi analisar os quebra-cabeças do modo educacional do Jogo Foldit®, com a proposta de ensino do conceito de ligação de hidrogênio e sua importância na formação do complexo proteína-DNA. Metodologia: Foram analisados os 39 quebra-cabeças do jogo Foldit®, sendo selecionados, traduzidos e discutidos aqueles onde o jogador tivesse que formar ligações de hidrogênio e complexos DNA-proteína. Resultados e discussão: A análise dos 39 quebra-cabeças do Foldit® mostrou que vários deles podem ser utilizados para explicar as ligações de hidrogênio intra e intermoleculares. Especialmente o quebra-cabeça DNA and protein (DNA e proteína, na tradução livre) pode ser considerado um recurso pedagógico interessante para o ensino da formação do complexo DNA-proteína. Na resolução deste desafio, o jogador deve realizar a substituição de dois resíduos de alanina, os quais podem ser trocados por resíduos de asparagina e lisina, por exemplo. Com isso, ocorre a formação de duas ligações de hidrogênio com o DNA que aumentam a estabilidade do complexo formado. Conclusão: O jogo Foldit® mostrou-se ser um excelente recurso pedagógico no ensino de Química, sendo que seus quebra-cabeças podem ser utilizados tanto para discutir o conceito da formação de ligações de hidrogênio intra e intermoleculares, quando para realização de atividades práticas em laboratórios de informática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.