CURSO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO EM SAÚDE: TRILHAS DO PROCESSO FORMATIVO NA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.51161/conais2023/22901Palavras-chave:
Inovação, Gestão, Saúde, Tecnologia, Educação PermanenteResumo
INTRODUÇÃO: Em meio à pandemia COVID-19, a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE)
tornou-se Instituição Científica, Tecnológica de Inovação (ICT). A base para instituir a cultura de
inovação entre os colaboradores e executar a política de inovação, foi a construção de um programa
educacional. OBJETIVO: Descrever a experiência de ideação e execução do Curso de Gestão da
Inovação em Saúde. MÉTODOS: Trata-se de estudo descritivo do tipo relato de experiência acerca
do processo de elaboração e realização do Curso de Gestão da Inovação em Saúde, promovido pela
ESP/CE em parceria com o Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (IDESCO). O
relato é contemplado em quatro etapas: Construção do programa educacional e divulgação do
curso; Realização do curso; Projetos intersetoriais construídos e Alcance do processo formativo.
RESULTADOS: O curso foi construído com base em competências necessárias para a inovação
em saúde utilizando metodologias ativas, com 13 encontros e 40 horas. As estratégias educacionais
incluem exposições interativas, estudos de caso e oficinas de construção de projetos de inovação
integradores com práticas de design thinking, vídeos de aprendizagem, design Canva e
apresentação de projeto em formato de pitch. O processo formativo alcançou 31 (11,5%) de
colaboradores representando todas as áreas da instituição, totalizando 22 (8%) concludentes ao
final. CONCLUSÃO: Embora tenha se tornado recentemente como ICT, a ESP/CE tem trilhado
um caminho promissor na disseminação da cultura de inovação, embasado em processos
formativos que contribuem para o desenvolvimento de projetos integrados para o enfrentamento
dos problemas de saúde pública no Ceará.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.