REVISÃO INTEGRATIVA DE ENSAIOS CLÍNICOS SOBRE O USO DO ÁCIDO ACETILSALICÍLICO NA DOENÇA FALCIFORME
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3870Palavras-chave:
Doença falciforme, Ácido acetilsalicílico, Aspirina, Revisão integrativaResumo
Introdução: As doenças falciformes (DFs) correspondem a um grupo de alterações genéticas caracterizadas pela presença de hemácias falciformes no interior do sistema circulatório sanguíneo. Estes glóbulos vermelhos de morfologia alterada causam eventos vaso-oclusivos que causam crises dolorosas agudas e crônicas nos pacientes. Para o controle da dor, podem ser utilizados analgésicos e anti-inflamatórios, como por exemplo, o ácido acetilsalicílico. Objetivo: Apresentar uma revisão integrativa de ensaios clínicos que utilizaram o ácido acetilsalicílico no tratamento de pacientes com DF. Material e métodos: Foi realizada uma busca de artigos científicos em três bases de dados: Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), usando os descritores célula falciforme, ácido salicílico e aspirina. Resultados: A partir dos 105 artigos identificados em um levantamento realizado em junho e julho de 2023, foram selecionados seis artigos para compor a revisão integrativa sobre o assunto, de acordo com os critérios de inclusão e exclusão determinados. Conclusões: Os ensaios clínicos analisados mostraram que outros anti-inflamatórios como piroxicam mostraram resultados mais eficazes no controle da dor e que mais pesquisas devem ser realizadas avaliando o emprego do salicilato de sódio em substituição ao ácido acetilsalicílico em quadros dolorosos de pacientes com DF.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.