REVISÃO INTEGRATIVA DO SINAL DE WIMBERGER NA SÍFILIS CONGÊNITA
A IMPORTÂNCIA DO ESTUDO DE UMA INFECÇÃO REEMERGENTE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/4162Palavras-chave:
Sinal de Wimberger, Sífilis congênita, Revisão integrativaResumo
Introdução: A sífilis congênita corresponde a uma doença reemergente no Brasil, cujo aumento está associado a fatores socioeconômicos como a falta de tratamento e o não uso de preservativos. O diagnóstico desta infecção pode ser confirmado por meio de testes sorológicos, sendo o sinal de Wimberger um achado radiográfico fortemente sugestivo. Objetivo: Utilizar o método de pesquisa de revisão integrativa sobre o sinal de Wimberger na sífilis congênita para analisar a sua importância no contexto atual. Material e métodos: Foi realizada a busca de artigos científicos na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Portal de Periódicos da CAPES (CAPES), Google Acadêmico, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System On-line (MEDLINE), e Scientific Eletronic Library On-line (SciELO), utilizando como descritor o termo “sinal de Wimberger” (Wimberger sign). Resultados: Foram selecionados 16 artigos científicos para compor a atual revisão integrativa, sendo que apenas 2 artigos foram levantamentos de casos de sífilis congênita; sendo o restante 5 revisões de literatura, 3 artigos de osteoarqueologia e 6 estudos de caso. Conclusões: A atual revisão integrativa mostrou que, embora o sinal de Wimberger esteja muito bem descrito na literatura como imagem radiográfica fortemente sugestiva de sífilis congênita, são necessárias futuras pesquisas sobre o assunto, especialmente para: obter dados atualizados da incidência deste sinal em pacientes com sífilis congênita; e desvendar os mecanismos celulares e bioquímicos que expliquem a patogenia do sinal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.