SIFILIS GESTACIONAL, DIFICULDADES E BARREIRAS NO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.51161/integrar/rems/3654Palavras-chave:
Gestantes, Sífilis, Pré-natal, EnfermeiroResumo
Introdução: a sífilis é uma doença crônica, milenar e infectocontagiosa, de transmissão predominantemente sexual, mas que pode ser transmitida por via placentária para o embrião ou feto em qualquer fase da gravidez. O diagnóstico para sífilis é de baixo custo e de fácil acesso, porém ainda é uma infecção de grave problema para a saúde pública. Objetivo: identificar os entraves que impedem o diagnostico e tratamento da sífilis gestacional e averiguar os fatores que contribuem para o aumento da sífilis na gestação. Método: consiste em uma revisão integrativa da literatura com recorte temporal de 5 anos. Os dados bibliográficos foram encontrados através de busca de artigos indexados na base Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), bases de dados de Enfermagem (BDENF) e Scientific Eletrônic Library Online (SciELO). Resultados/Discussão: foram inseridos 18 artigos para análise, cujo a predominância foi brasileira apresentando idioma de língua portuguesa. Os agravos que favorecem o aumento da sífilis na gestante estão relacionados a falta de acesso pleno aos serviços de saúde , a falta de solicitação de exame sorológico em tempo hábil para gestante durante o pré-natal e a forma de abordagem ou a não abordagem para avaliação e tratamento dos parceiros sexuais das gestantes com diagnóstico positivo. Conclusão: Espera-se que este estudo possa contribuir para que acadêmicos e profissionais da enfermagem aprimorem seus conhecimentos, ampliando os campos de discussão a respeito da temática abordada, e que contribua para a melhora da assistência oferecida na atenção à saúde da mulher.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Multidisciplinar em Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Multiprofissional em Saúde implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Multiprofissional em Saúde como o meio da publicação original. O conteúdo relatado e as opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.